Como facilitar a aprovação no financiamento imobiliário?

Conquistar a casa própria continua sendo um dos grandes sonhos dos brasileiros, mas como grande parte das pessoas não possui dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, o financiamento imobiliário passa a ser a melhor opção. Apesar das altas taxas de juros, é possível que as parcelas do financiamento de algumas casas ou apartamentos fiquem no mesmo valor, ou abaixo, do preço de um aluguel. Para solteiros, casais e famílias, essa torna-se a melhor escolha.

Em geral, funciona da seguinte forma: você paga um valor de entrada, estipulado por um terceiro ou dentro das suas possibilidades (de acordo com a negociação), e o restante do valor total do imóvel é financiado. A instituição financeira contratada quita o seu imóvel e, em troca disso, cobra juros mensais. Isso é o financiamento imobiliário. O imóvel só será passado para o seu nome quando você terminar de pagar o financiamento.

Esse pode ser um processo cheio de dúvidas e burocracias, portanto, confira abaixo como facilitar a aprovação no financiamento imobiliário.

Tenha o nome limpo no Serasa

Imagine que um desconhecido te pediu R$ 100,00 emprestado. Antes de desembolsar esse valor, você pesquisou tudo sobre a vida dele e descobriu que ele já está devendo para outra pessoa. Nessas condições, você emprestaria os R$ 100,00?

É praticamente a mesma lógica com as instituições financeiras. Se você estiver como “nome sujo” na Serasa, ou seja, como devedor, inadimplente, o banco não vai liberar seu financiamento imobiliário, pois entenderá que as chances de receber os pagamentos nas datas corretas são baixas. Portanto, estar em dia com todas as obrigações financeiras e fiscais é primordial para conseguir o financiamento.

Contrate uma empresa séria

Realizar uma compra direto com o proprietário pode parecer vantajoso, porém, sem conhecimento da área imobiliária e respaldo jurídico do que pode ou não pode, a possibilidade de você cair em um golpe aumenta.

Sugerimos a contratação de uma imobiliária, seja para compra de apartamento já construído ou na planta, desde que seja uma empresa séria, como a Arbix, que possui uma equipe jurídica para te auxiliar. Quando possível, fazemos a ponte entre você e a instituição financeira onde o financiamento será solicitado, facilitando os processos burocráticos e garantindo segurança na negociação.

Compare os juros das instituições

Todas as instituições financeiras querem ter você como cliente do financiamento imobiliário e vão te fornecer as informações necessárias para que você tome uma decisão. Avalie qual a taxa de juros para o financiamento de cada uma e qual é o índice corretor das parcelas, como IPCA, IGP-M e TR. Considerando que os financiamentos imobiliários costumam ser de longo prazo, entre 15 e 30 anos, qualquer número a mais ou a menos após a vírgula, na taxa de juros, faz muita diferença.

Entregue os documentos solicitados o mais rápido possível

Não importa se a solicitação dos documentos foi feita pela construtora, imobiliária ou instituição financeira, o importante é você entregá-los assim que possível. Isso agiliza o processo, mostra compromisso da sua parte e interesse em caminhar com o procedimento.

Esperamos que esse texto tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o financiamento imobiliário e direcionar as suas ações. Recomendamos que todo processo de compra e venda seja assistido pelo menos por um advogado para total segurança de ambas as partes. Se precisar de alguma ajuda com compra, venda ou locação de imóveis, conte com a nossa equipe da Arbix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo