Quer ter pets em apartamento? Confira aqui 4 dicas!

Para os amantes de animais, mudar para um apartamento pode ser difícil, por pensarem que nessa condição não será possível ter pets. Porém, existem alternativas que facilitam a vivência do cão ou gato no apartamento e algumas adaptações podem ser feitas até mesmo no projeto de arquitetura para receber melhor o companheiro de quatro patas.

Primeiramente, antes de comprar um apartamento na planta ou mudar para um já construído, consulte as regras do condomínio para a permanência de animais e, no caso dos apartamentos alugados, quais são as regras impostas pelo locatário. Se estiver de acordo com isso, é hora de pensar sobre o tamanho do espaço e o porte do animal, assim será garantida uma convivência agradável para os humanos e pets. Confira algumas dicas do que você deve considerar.

O pet tem necessidades, vontades e preferências

Adotar um cão ou gato é um compromisso muito sério, pois os animais dependerão do seu cuidado, vão se apegar a você e se tornarão parte da família. Eles vivem, em média, de 10 a 15 anos em situação saudável, então tenha consciência da responsabilidade dessa decisão.

Os animais têm necessidades básicas e aqui entram não apenas a alimentação e a higiene, mas também a saúde, com visita periódica ao veterinário, e a atenção de seus tutores. Quem nunca teve gato pode pensar que eles são mais frios e não precisam de atenção, porém, isso não é verdade. Os gatos gostam de carinho e de brincar com os moradores da casa. Além disso, por mais que os cães tenham comportamentos muito semelhantes entre si, assim como os gatos, é importante saber que cada um deles é único e terá suas vontades e preferências.

Se você vai adotar um filhote, esteja ciente: ele vai fazer xixi e coco no lugar errado nos primeiros dias, morder ou arranhar móveis e, no caso dos cachorros, talvez chorar um pouco nas primeiras noites. Tudo isso faz parte do comportamento natural desses animais que acabaram de chegar em uma nova casa, mas o amor compartilhado por eles vai fazer valer a pena.

Tela na varanda e janelas é fundamental

Mesmo que os vãos da grade da varanda sejam pequenos e pareça impossível o seu cachorro passar por eles, garanta com toda a certeza que o seu animal está seguro, colocando tela na varanda. Para quem pretende ter gato, essa atitude é imprescindível, inclusive nas janelas, pois os bichanos são curiosos, gostam de escalar e de pular em lugares altos. Sem tela, sem pet.

Os lugares para o cachorro ou gato

Pets precisam de um lugar limpo e tranquilo para se alimentar, longe da área do banheiro, que precisa ser igualmente limpa e tranquila. Os gatos usam a caixa de areia, que deve ser limpa diariamente, e os cães podem usar tapetes higiênicos que fiquem perto de locais fáceis de lavar todos os dias.

Os animais gostam também de ter seus espaços de descanso quando querem ficar sozinhos, como uma cama para pets. Gatos gostam de descansar em diversos lugares, então prepare mais espaços confortáveis para eles ao longo do apartamento. O importante é definir todos esses lugares antes do bichinho chegar.

Pets precisam gastar energia e se entreter

Tanto gato quanto cachorro precisam gastar energia no dia a dia para não ficarem estressados. Os cães precisam de passeios frequentes para se sentirem livres, socializarem com outros animais e pessoas, mas também de muitos brinquedos pela casa para se divertirem. Cachorros entediados, especialmente os filhotes, apresentam mais chances de destruir partes de móveis e tapetes.

Os felinos podem ser acostumados a passear com guia no condomínio, desde pequenos, porém, isso só deve ser feito se for algo agradável ao gato, sem traumas. Perseguir brinquedos que fazem movimentos rápidos, como varinhas e insetos de brinquedo, e correr atrás de bolinhas maciças ou de papel são alguns dos passatempos preferidos dos gatos.

Garanta uma reserva financeira de emergência para remédios, veterinários e possíveis procedimentos ao longo da vida do seu cão ou gato. Assim como humanos, eles costumam ter, vez ou outra, alguns incômodos nada graves, como um pouco de dor de ouvido por causa do frio, por exemplo, mas que exigem gastos médicos. A castração do animal também é altamente recomendada para preservar a saúde dele, evitar crias inesperadas e, no caso dos felinos, evitar os altos miados da gata quando está no cio.

Com responsabilidade, amor e cuidado, seu pet será seu grande amigo e companheiro fiel para todas as horas. Ele confia plenamente em você!

Importante: abandono e maus tratos de animais é crime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo