Locação de imóvel mobiliado: o que você deve saber?

A locação de imóvel mobiliado pode ser uma solução prática e econômica para muitas pessoas, pois evita o gasto com mobília e decoração, o que permite guardar esse dinheiro para planos futuros, como a compra da casa própria. No Brasil, esse tipo de locação é menos comum do que nos Estados Unidos, por exemplo, mas ainda assim é uma opção.

Geralmente, pessoas que pretendem passar um curto período em uma casa ou apartamento procuram por opções já mobiliadas ou, ainda, grupos de amigos que não querem encontrar problemas ao fazer a divisão de compra dos móveis. Isso não é uma regra, pois existem casais e famílias, por exemplo, que procuram esse tipo de locação para longos períodos, pela facilidade e diminuição de gastos.

A diminuição de gastos, na verdade, é relativa: a locação de imóveis mobiliados pode custar cerca de 15% a mais do que imóveis vazios, uma vez que estão totalmente prontos para moradia. Vale a pena fazer as contas e ponderar se faz mais sentido escolher essa locação ou locar um imóvel vazio e comprar sua própria mobília. Essa decisão, claramente, é muito individual e depende de cada caso.

Há diferença entre o contrato de locação de imóvel vazio e o contrato de locação de imóvel mobiliado?

Sim, existe diferença, mas é muito pequena: no contrato de locação de imóvel mobiliado, há a inclusão de uma cláusula descrevendo os itens presentes dentro da casa ou apartamento a ser alugada e quais são as responsabilidades do locador e do locatário. Em geral, o que precisar de ajuste ou troca antes da instalação do novo morador, é de responsabilidade do locador; já o que acontecer depois disso, é de responsabilidade do locatário (como consertar uma geladeira). Muitas vezes, porém, a questão pode ser negociada, caso o proprietário prefira consertar para manter o mesmo visual do apartamento, por exemplo, ou seja constatado que o problema atual foi resultado de uma falta de manutenção anterior.

Além disso, aqui na Imobiliária Arbix fazemos uma vistoria junto ao futuro inquilino, constatando o nível de conservação dos móveis e eletrodomésticos, com registro fotográfico, e emitimos um laudo de vistoria incluindo todas essas informações. O laudo é anexado ao contrato de locação assinado, com firma reconhecida e presença de testemunhas.

Mais do que apenas avaliar os prós e contras de alugar um imóvel mobiliado, o que é imprescindível, inclua também no seu processo de decisão a análise do quanto a mobília pré-existente atenderá suas necessidades, o quanto ela te agrada visualmente e o quanto isso é importante para o seu bem-estar no dia a dia. Algumas pessoas se preocupam mais com a funcionalidade, outras não conseguem viver bem em lugares onde não possam imprimir sua personalidade.

Constatou que essa é uma boa opção para você? Procure uma imobiliária séria para te ajudar, como nós da Arbix, e, quando começar a morar no imóvel, não se esqueça de cuidar da limpeza e manutenção da mobília, dos eletrodomésticos e objetos de decoração, pois será necessário devolver o imóvel exatamente da maneira que você o alugou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo