4 dicas acessíveis para manter a casa organizada

Viver em um ambiente arrumado e limpo melhora o bem-estar, faz com que sejamos mais produtivos nas atividades e evita a perda de tempo quando precisamos encontrar algo. Porém, vale a pena lembrar que a arrumação da casa deve ser responsabilidade de todos que moram nela, e que a casa existe muito mais para usufruirmos de bons momentos do que para desperdiçarmos todo o nosso tempo com limpeza e organização obsessiva.

Na internet, há diversas orientações sobre o tema, mas muitas delas são inatingíveis. Considerando que a maioria das pessoas possui pouco tempo diariamente para a arrumação, trouxemos 4 dicas acessíveis para manter a casa organizada, ou seja, atitudes simples que você pode tomar para melhorar a organização de onde você mora, dentro do possível para a sua realidade.

1) Tenha apenas o essencial

Ter poucos móveis e objetos significa ter menos itens espalhados pela casa. Revise com frequência aquilo que é essencial, inclusive em suas compras pessoais. Sempre que comprar coisas novas, veja se há algo antigo para ser doado ou descartado. Isso tudo ajuda inclusive na limpeza, na facilidade de encontrar o que precisa, na economia (pois você deixa de gastar com o que não é necessário) e te torna uma pessoa menos acumuladora.

2) Use muitos organizadores

Nada melhor para manter a organização do que delimitar o espaço de cada coisa na casa. Você pode agrupar os itens em organizadores de acordo com a temática (por exemplo, documentos impressos) ou com a função (como depositar objetos logo que chega da rua). Caixas, ganchos, porta-objetos, nichos, separações dentro das gavetas: use tudo isso para definir onde cada item deve ficar, de uma forma bem prática e intuitiva. Geralmente, esquecemos que a facilidade em guardar as coisas influencia na organização.

3) Não deixe para depois as atividades rápidas

Quando você chega em casa e deixa as chaves em cima de qualquer lugar, além de poder facilmente perdê-las, terá que voltar em outro momento para guardá-las. Colocá-las no lugar certo assim que volta da rua leva, no máximo, 2 minutos, e essa questão já fica resolvida. Isso vale para a maioria dos objetos que precisam ser guardados, por isso a dica nº 2, que falamos acima, se complementa a esta. Se algo pode ser feito rapidamente, faça na hora.

4) Ajeite os itens maiores da casa

Arrumar a cama, fechar as portas do guarda-roupas, distribuir as almofadas pelo sofá, organizar as cadeiras ao redor da mesa e desvirar a dobra de um tapete que está no chão são atitudes extremamente rápidas e que transformam a organização do ambiente, pois todos os objetos que citamos são grandes e atraem a atenção. Se os itens maiores estiverem organizados, você terá a sensação de que quase tudo está arrumado em casa.

Esperamos que essas dicas ajudem você e sua família a ter um ambiente mais organizado, sem a pretensão de que pareça uma casa de novela ou esteja sempre brilhando. Tudo bem se alguma coisa estiver fora do lugar, afinal, esse é o resultado de uma casa com vida, com movimento, em uso. Não se cobre de atingir uma perfeição no quesito organização e limpeza, pois eles existem para melhorar a nossa vida, não torná-la mais difícil. Caso tenha pets ou crianças, a autocobrança deve ser menor ainda, pois esses pequenos seres gostam de uma bagunça, mas trazem muita alegria para o dia a dia. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo