5 dicas para varanda de apartamento

Para quem mora em apartamento, a varanda costuma ser um espaço de relaxamento, de recepção de visitas e de conexão com a natureza. A varanda deixa a luz e o ar entrarem no imóvel, melhorando a iluminação e a ventilação dos ambientes. É o local mais próximo de um quintal ou jardim que os moradores de apartamento podem ter, afinal, por mais que o condomínio tenha área de lazer, essa área é compartilhada com os demais condôminos.

Independentemente do tamanho da varanda, sempre surge a dúvida de como fazer a disposição dos móveis e da decoração. Confira agora algumas dicas interessantes do que utilizar na sua varanda para que este seja um espaço acolhedor e bem aproveitado.

1. Pense nos objetivos deste espaço

Veja se há alguma preferência específica quanto à utilização da varanda, como receber convidados, criar uma área de churrasco com churrasqueira elétrica, trabalhar/estudar ou fazer refeições. Isso vai direcionar as etapas seguintes. Se é um espaço de confraternização com amigos, precisará de mais lugares para sentar, mas se for um ambiente de estudos, uma mesa com cadeira confortável é o mais importante.

2. Utilize materiais resistentes à chuva e ao sol

Em um momento de empolgação, algumas pessoas escolhem determinados móveis para a varanda apenas por serem bonitos, alegando que, quando chover ou estiver um sol muito forte, vão guardar esses móveis dentro do apartamento. No dia a dia, porém, isso não funciona: torna-se trabalhoso e cansativo. Invista mesmo no que é resistente à água e à luz, e em tecidos impermeáveis e fáceis de limpar. Existem inúmeras opções de revestimentos e materiais que suportam as mudanças climáticas.

3. Escolha peças multifuncionais

Nos apartamentos menores, para casais ou pessoas sozinhas, a varanda costuma ter uma metragem reduzida. Por isso, as peças multifuncionais são ótimas soluções para aproveitar o ambiente da melhor forma. O banco que vira mesa lateral, o pufe que pode ser assento para a visita ou apoio de bebidas, as mesas e cadeiras dobráveis, que liberam espaço quando não são utilizadas, enfim, muitas ideias excelentes.

4. Coloque vida na varanda utilizando plantas

Dos amantes do cultivo de plantas até os completos amadores, ou ainda para aqueles que acham que não levam jeito para isso, existem opções de flores, folhagens e plantas frutíferas. O ambiente fica com mais vida, visto de fora do condomínio e de dentro do seu próprio apartamento. Não precisa criar uma floresta, se não quiser, pois ter uma ou duas jardineiras com temperos, como alecrim, manjericão, salsinha e cebolinha, já deixa sua varanda mais aconchegante e ajuda no sabor das receitas cotidianas. 

5. Crie uma área de descanso e descontração

Pode ser que o seu objetivo principal com a varanda, definido no primeiro tópico deste texto, não tenha sido descanso ou recepção de amigos e familiares, mas esse espaço naturalmente atrai os convidados e motiva o convívio das pessoas. Então, considere colocar uma rede (que pode ser guardada quando não utilizada), pufes, sofá e bancos; pequenas mesas de apoio para copos; ou ainda criar uma área para drinks. Utilizar cervejeira ou adega na varanda é uma tendência que vem crescendo.

Esperamos que essas sugestões te ajudem a criar a sua varanda ideal, o lugar perfeito para a realização das atividades que você deseja. Mais do que regras específicas, o que vale mesmo é o seu bem-estar com cada espaço do apartamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo