Como escolher o imóvel comercial ideal para alugar

Transformar uma ideia em um empreendimento é uma verdadeira aventura que se intensifica ao sair das quatro paredes do quarto e se expandir para um imóvel comercial. Trouxemos algumas orientações sobre como escolher o imóvel comercial ideal para alugar e dar início a uma etapa importante da sua empresa.

A necessidade do seu negócio

Necessidade não envolve apenas o que você deseja para a empresa, mas o que é preciso para o tipo de negócio. Um escritório, uma loja de varejo e um centro de distribuição possuem necessidades totalmente diferentes e, portanto, precisam de espaços distintos, o que inclui a localização. Faça uma lista de todos os atributos que o imóvel precisa ter para facilitar a busca.

O clássico orçamento

Com uma ideia base de como o imóvel precisa ser e da melhor localização, pense no orçamento disponível considerando os gastos mensais e também o investimento em melhorias, estrutura e mobiliário. É importante não ultrapassar o valor definido para não gerar prejuízos futuros. Dê um passo por vez.

Infraestrutura

Na visitação, verifique se o sinal de internet e telefone do imóvel é bom, além da segurança do bairro e qualidade do fornecimento de água, esgoto e energia. Avalie o perfil da vizinhança, a disponibilidade de transporte público para seus colaboradores, facilidade de estacionamento, opções de alimentação por perto e tudo o que julgar necessário para o porte e tipo da sua empresa. Visitar o local em vários horários do dia também te ajudará a entender aspectos internos do imóvel e a movimentação da região.

Considere o futuro da empresa

Mesmo que não haja pretensão da empresa permanecer para sempre no mesmo local, vale a pena considerar o crescimento do negócio a médio e longo prazo. Se for necessária uma expansão emergencial, o imóvel é capaz de atender o aumento da demanda? Isso vai evitar que você estabeleça a empresa em um local e ao mínimo sinal de crescimento já precise encontrar um novo imóvel.

A ajuda profissional é imprescindível

Sabemos que geralmente há um orçamento baixo para iniciar um negócio, mas contratar profissionais especializados é sempre um investimento. Por exemplo, procurar por uma empresa séria de pesquisa vai te ajudar a ter certeza da melhor região e localização da sua empresa considerando seus objetivos, serviços/produtos e público, portanto você faz uma escolha mais assertiva. Já as questões burocráticas, como alvará de funcionamento, registro do imóvel, verificação de atraso de multas ou IPTU são essenciais para a segurança da sua empresa e dos seus colaboradores, por isso é indispensável contratar uma boa imobiliária, como a Arbix. Temos, inclusive, um departamento jurídico parceiro que faz a análise de cada contrato.

Além das dicas acima, a melhor recomendação com certeza é escolher o seu imóvel com calma e planejamento, de forma racional, sem deixar os ânimos exaltados comandarem toda a ação. Afinal, ter uma empresa pode até ser seu sonho, mas ela precisa gerar os melhores resultados com a maior economia possível. De passo em passo você chegará ao imóvel comercial ideal.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo