Limpeza da casa com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, presente em quase todas as cozinhas, tem muitas funções além de deixar o bolo mais aerado. Na limpeza, ele tem diversas utilidades por causa de suas propriedades neutralizantes, que auxiliam na redução da alcalinidade e acidez. É uma opção fácil de encontrar, barata e eficiente, por isso trouxemos algumas ideias de como utilizá-lo.

Este ingrediente, classificado como um sal, é um ótimo eliminador de odores por acabar com as bactérias causadoras do mau cheiro. Elimine o cheiro ruim da geladeira e do freezer passando uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 litro de água morna no local. Se o cheiro forte de comida estiver incomodando, você pode deixar um pote aberto com bicarbonato no interior da geladeira e trocá-lo a cada 3 meses.

Riscos de caneta na parede são bem comuns na casa de quem tem crianças. Em vez de pintar a parede para corrigir, misture um pouco de água morna com 1 colher de bicarbonato de sódio e aplique sobre o risco, com leves batidas, para retirar a mancha. Os potes de plástico manchados com molho de tomate, por exemplo, têm salvação com esse mesmo ingrediente: junte-o com suco de limão e esfregue a mistura no local manchado.

Para uma limpeza básica de superfícies, coloque em um borrifador 1 litro de água, 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 4 colheres de sopa de vinagre, 4 gotas de limão e 1 pitada de sal. Se a necessidade é retirar mofo, junte 240 ml de vinagre branco com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio em um recipiente grande, depois borrife a solução no local mofado, deixe agir por 10 minutos e seque. Por ter ação desengordurante, o bicarbonato ajuda inclusive a desentupir encanamentos, é só usar 1 xícara de bicarbonato, 1 xícara de sal e água fervendo. Se a causa do entupimento não for acúmulo de gordura, talvez essa receita não funcione.

Essas são algumas utilidades do bicarbonato de sódio na limpeza de casa. Antes de aplicar as dicas, é interessante conferir a forma de limpeza indicada pelo fabricante do seu móvel ou revestimento. Você pode usar o ingrediente em um momento de emergência ou para de fato substituir alguns produtos de limpeza no dia a dia.

Fonte: eCycle e Gazeta do Povo.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo