5 dicas sobre contratação de empresa de mudança

A mudança de um imóvel para outro envolve alta expectativa e muitas emoções – de preferência, positivas. Se você já possui mobília, é provável que precise de uma empresa de mudança para transportar seus pertences de um lugar para outro com segurança e evitar chateações. Existem empresas que fazem apenas o transporte de caixas e objetos, outras que ajudam a carregar e descarregar móveis e, ainda, as mais completas, que cuidam inclusive da embalagem dos seus itens. Depois de analisar qual desses serviços mais se encaixa à sua necessidade, é hora de buscar por alguém que te auxilie. Na intenção de te ajudar, trouxemos 5 dicas sobre contratação de empresa de mudança, coisas que aprendemos ao longo dos mais de 45 anos de mercado.

1) Referência e pesquisa
Converse com pessoas próximas que precisaram de transporte, veja qual empresa elas contrataram e qual foi a experiência. Mesmo que uma pessoa querida indique uma empresa de confiança, ainda é muito importante pesquisar pelo nome e CNPJ da empresa em locais como Procon e Reclame Aqui. Infelizmente ainda acontecem golpes, como empresas que desaparecem com os pertences ou não os transportam cuidadosamente, portanto vale a pena fazer uma pesquisa detalhada.

2) Embalagem
Você já deve saber da importância de cotar o preço em mais de uma empresa para analisar o custo-benefício, então pergunte também para cada uma delas quais são os materiais utilizados para embalar os pertences. Empresas sérias cumprem rigorosamente com esta etapa, inclusive por exigência de suas próprias seguradoras. Os materiais mais comuns são plástico-bolha, caixas de papelão resistentes e papel kraft, especialmente para louças e cerâmicas.

3) Contrato
Leia atentamente o contrato e peça explicações ou alterações do que achar necessário. Não permita que nenhuma empresa te pressione a assinar o contrato só porque você disse que assinaria. Cada cláusula precisa estar de acordo com aquilo que você quer e precisa, afinal, estamos falando do transporte dos seus pertences.

4) Lista de bens transportados
Com o serviço contratado, solicite a lista dos bens que serão transportados assinada pela empresa (você precisará assinar também), e aqui sugerimos que os itens de alto valor sejam levados até o imóvel por você, apenas por precaução. A lista de bens aumenta a segurança do processo, pois ajuda a confirmar posteriormente se todos os itens foram transportados, ou seja, nada de esquecimentos. Ah, sempre exija a nota fiscal do serviço prestado.

5) Seguro
O seguro não é obrigatório, por isso nem todas as empresas oferecem, mas recomendamos que você inclua-o no serviço. É o que garante que você será ressarcido se houver qualquer avaria em algum objeto durante o transporte. Para ter certeza do que aconteceu ou não durante o trajeto, as empresas sempre descrevem na lista de bens transportados o estado de cada objeto antes da mudança.

Existem muitas empresas de mudança sérias, profissionais e honestas, ainda bem! De olhos bem abertos, com certeza o transporte da sua mudança será tranquilo e um sucesso. Vale lembrar que quanto mais organizados estiverem os itens de mudança, mais fácil e agradável será o processo.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

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