Principais regras para boa convivência no condomínio

Manter a boa convivência de muitas pessoas em um mesmo ambiente pode ser algo desafiador, não é mesmo? É o que acontece nos condomínios, onde há muitas famílias que dividem espaços comuns, como o hall de entrada, o elevador, a garagem e os espaços de lazer.
Existe uma legislação que abrange direitos, deveres e condutas dos condomínios, chamada de Lei do Condomínio (Lei 4.591/64). Porém, há algo acima dela, o Código Civil, que conta com artigos referentes ao convívio nesse ambiente. Portanto, o Código Civil sempre será o primeiro instrumento a ser considerado.
Para além dessas regulamentações, existem ainda as regras do próprio condomínio, definidas pelo zelador e pelos moradores em assembleia. Essas regras podem mudar de um local para o outro, pois são combinadas em cada unidade, mas existem algumas principais regras para boa convivência no condomínio, encontradas na maioria deles. Para quem pretende se mudar para um apartamento, abaixo estão as regras mais comuns.

  • Respeite o horário máximo de som alto (geralmente permitido até às 22h), tanto para as festas quanto para as brincadeiras com as crianças.
  • Evite que seu cachorro faça muito barulho. Latidos são normais, mas em excesso podem incomodar o descanso dos vizinhos.
  • Se seu cachorro fizer sujeira na área comum, limpe imediatamente.
  • Sempre que possível, participe das assembleias para ajudar a discutir e decidir assuntos de interesse comum.
  • Trate os funcionários do condomínio com respeito e lembre-se que são funcionários do edifício, não seus funcionários particulares.
  • Na garagem, respeite o seu espaço e não o use para outras funções que não sejam estacionar seu carro ou sua moto.
  • Se você bater ou riscar acidentalmente o carro de algum outro morador na garagem, deixe um bilhete com seu telefone ou pergunte ao zelador qual apartamento corresponde àquela vaga. Converse com o dono do carro e encontrem uma solução juntos.
  • Não jogue nenhum tipo de lixo pela janela do apartamento. Além de proibido, isso pode causar acidentes.
  • Na academia, devolva os itens utilizados em seus devidos lugares, higienizados com álcool ou outra solução de limpeza disponibilizada para este fim pelo condomínio.
  • Na piscina, não use equipamentos de som e evite molhar quem está fora da piscina, tomando sol, por exemplo.
  • Espere as pessoas saírem do elevador para você entrar.
  • Respeite o horário de uso do salão de festas e recolha o lixo antes de sair do espaço.

Diversas outras regras podem ser incluídas nos condomínios visando a boa convivência, portanto, o importante é saber que as regras que valem são aquelas do condomínio onde você mora ou vai morar. Para além de itens a serem seguidos rigorosamente, o mais importante de tudo é o bom senso, a empatia com os demais moradores e o diálogo, perfeito para resolver qualquer tipo de situação.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo