Existem regras sobre quais itens um imóvel para locação deve ter?

Ao fazer uma busca na internet por imóveis para locação, ou visitando-os pessoalmente com a imobiliária, é fácil perceber a diferença de acabamento e dos itens disponíveis em cada imóvel. Alguns contam com azulejos nas áreas molhadas, outros possuem móveis planejados e outros estão mais vazios. Será então que existem regras sobre quais itens um imóvel para locação deve ter?

Não existem regras específicas que definam esse tipo de característica do imóvel. A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que rege a negociação de aluguel, define apenas os direitos e deveres do inquilino e do proprietário. Um imóvel pode ser alugado até mesmo sem acabamento, por exemplo, o que geralmente confere ao inquilino uma bonificação no aluguel para que o mesmo faça as melhorias com a aprovação do proprietário. Tudo isso é definido em contrato, de acordo com cada negociação.

Outros itens definidos em contrato são as benfeitorias. Existem as benfeitorias necessárias, com objetivo de conservar ou evitar a deterioração do imóvel, como a troca de telhas; as benfeitorias úteis, que tornam o espaço mais útil, como a instalação de grades na janela; e as benfeitorias voluptuárias, aquelas que visam apenas tornar mais agradável o espaço, como a pintura de paredes.

Portanto, dentre tantas opções de imóveis para aluguel com tantas diferenças de acabamentos e itens, qual escolher? A resposta é mais simples do que parece: aquele que faz mais sentido para o seu dia a dia e o seu orçamento. Converse com a imobiliária, negocie suas necessidades e a melhor opção para você será encontrada – é assim que fazemos aqui na Imobiliária Arbix. Se o seu orçamento é mais limitado, tente não se deixar levar apenas pela quantidade de itens disponíveis. Pense sempre na funcionalidade do imóvel, afinal, será o seu novo lar.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo