Financiamento imobiliário, como funciona?

                O pagamento à vista de um imóvel, apesar de geralmente oferecer bons descontos, ainda é algo difícil de ser feito pelos brasileiros, afinal, exige um grande investimento de uma só vez. Para que as pessoas atinjam o sonho da casa própria e a economia do país possa girar, existe o financiamento imobiliário, que permite que o comprador pague o imóvel em diversas parcelas durante anos.

                Quando você contrata o financiamento imobiliário com um banco, este banco paga a casa ou apartamento que você quer comprar ao proprietário do imóvel e, em contrapartida, você paga as parcelas do imóvel ao banco. Também é possível financiar utilizando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ou financiar direto com a construtora, mas neste texto falaremos especificamente da relação comprador x banco.

                Antes de decidir pelo financiamento imobiliário, analise com calma a reserva financeira que você possui e a renda mensal da família. Está tudo certo? Muito bom, então já pode começar a pesquisar com os bancos de sua preferência. A pesquisa é importante, pois as condições de um financiamento imobiliário podem mudar bastante de um banco para o outro: taxas de juros cobradas, duração dos contratos, prazo mínimo e máximo de pagamento e quanto do valor do imóvel pode ser financiado. Por exemplo, para facilitar o crédito imobiliário, a Caixa, banco que detém 70% do mercado de financiamento de imóveis, anunciou em 30/07/20 os juros mais baixos do mercado de garantia de imóvel: 0,60% ao mês. Esse é só um dos casos, existem diversos outras instituições financeiras trabalhando para redução de taxas e juros.

                As instituições financeiras que oferecem financiamento imobiliário sempre exigirão alguns documentos para comprovar e confirmar informações. Cada banco tem sua lista de documentos necessários, mas geralmente pedem apresentação do RG, CPF, comprovante de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários, declaração de imposto de renda, etc). Autônomos e trabalhadores sem conta em banco também podem solicitar o financiamento imobiliário, só precisarão apresentar documentos de comprovação de renda diferentes que serão solicitados pelo banco.

                Com tudo certo, o próximo passo é a avaliação do imóvel, feita por profissionais contratados pelo banco, para confirmar o seu valor. Uma vez confirmado, o banco emite um contrato que deve ser assinado por comprador e vendedor, e então é aprovada a liberação de crédito. O prazo para o comprador começar a pagar as parcelas do imóvel varia, então atente-se bem ao contrato.

                E se o comprador não pagar as prestações? Se a questão for apenas um atraso do pagamento, o comprador terá que arcar com as multas e juros. Porém, se parou de pagar as parcelas antes do fim do contrato, a instituição financeira pode entrar com ação judicial, o imóvel é leiloado, o valor da venda é usado para pagar a dívida do comprador com o banco e o que sobrar é devolvido ao comprador. Nada impede de haver juros e multas também nesses casos.

                Para quem pretende financiar um imóvel, é interessante ficar de olho na taxa Selic: quanto menor a taxa, menor os juros do financiamento imobiliário. Em 05/08/20, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou a nona redução consecutiva da taxa Selic, dessa vez de 2,25% para 2%, portanto pode ser um bom momento para conseguir seu crédito imobiliário e ter seu próprio imóvel.

                Aqui na Imobiliária Arbix, orientamos nossos clientes sobre seus direitos e deveres, mas estamos sempre em posição neutra, com o objetivo de atender as necessidades de todos os envolvidos no contrato. Se precisar de algum auxílio no quesito compra e aluguel de imóveis, converse conosco, podemos encontrar o melhor caminho juntos.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo