Como a queda da Selic afeta o financiamento imobiliário?

                Quem acompanha minimamente o mercado financeiro conhece a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), a taxa básica de juros da economia brasileira que influencia todas as outras taxas de juros, como do cartão de crédito, os rendimentos de investimentos de renda fixa, o financiamento imobiliário e os empréstimos pessoais. Periodicamente, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne para analisar e definir se a taxa Selic vai permanecer a mesma, subir ou cair. No dia 17 de junho de 2020 o Copom, decidiu abaixar a taxa de 3% para 2,25%.

                Certo, mas como a queda da Selic afeta o financiamento imobiliário? Por influenciar toda a economia brasileira, a queda da Selic significa, na maioria das vezes, também a queda de juros cobrados pelos bancos e instituições financeiras, aumentando a facilidade da população de adquirir crédito e consumir mais. Com maior demanda, a indústria pode se ver obrigada a reajustar seus preços, reduzindo-os. Ou seja, menos juros para financiar a casa própria e ofertas mais interessantes de imóveis.

                A Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) apresentou em 2019 uma estimativa de que a cada 1% de redução na taxa de juros, há um aumento de 20% no número de famílias elegíveis ao crédito imobiliário. Se por um lado os financiamentos de renda fixa estão rendendo muito menos (pois rendem de acordo com a Selic), por outro, quem precisa de empréstimo pode ter opções mais acessíveis em momentos de baixa da Selic. Se você já estava se programando para ter seu imóvel, é um ótimo momento para conseguir a casa própria (ou o apartamento, não é mesmo?).

                Existem imóveis de todos os tipos e valores, para todos os gostos e personalidades, o que pode dificultar a escolha. Se precisar de ajuda, converse com a gente, da Imobiliária Arbix. Vamos orientar você pelos melhores caminhos de acordo com seu orçamento e preferências, de forma transparente e imparcial. Muitas pessoas não podem investir em um imóvel no momento, portanto, se sua realidade permite isso, aproveite-a para conseguir ótimos preços. Conte conosco nessa jornada.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo