Vantagens e desvantagens de um apartamento na cobertura

O apartamento na cobertura pode ser o grande objetivo de muitas pessoas e até mesmo um símbolo de status na sociedade. Antes de tomar uma decisão por impulso, é importante analisar os prós e contras desse espaço. Para te ajudar, separamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de um apartamento na cobertura de acordo com suas principais características: altura; iluminação e ventilação; espaço; e investimento.

Altura

A cobertura é o último apartamento do prédio. Estar no alto, longe das áreas comuns e da rua, é um ponto positivo para quem gosta de mais tranquilidade e silêncio. Porém, se você tem crianças na família, lá do alto fica mais difícil observá-las brincando nos espaços de lazer do condomínio. Por estar mais perto da caixa d’água, os apartamentos da cobertura têm menor pressão de água, mas essa desvantagem pode ser desconsiderada para quem dá valor à vista privilegiada, afinal, não é todo mundo que pode ver um lindo pôr-do-sol direto da sua janela.

Iluminação e ventilação

Esses apartamentos possuem boa iluminação e ventilação, deixando o espaço mais arejado, o que ajuda na saúde e no bem-estar. Por outro lado, são fatores que podem deixar o apartamento mais frio no inverno e mais quente no verão, em comparação aos outros apartamentos, além de receberem toda a água da chuva e por isso haver maior possibilidade de infiltração. Já existem, porém, projetos arquitetônicos para melhorar essas situações.

Espaço

Ter mais espaço é sempre bom, então, nesta característica, não há nenhuma desvantagem. Tenha um apartamento na cobertura e simplesmente aproveite de ambientes mais confortáveis e de uma possibilidade maior de alterar a planta do apartamento, caso você seja o proprietário.

Investimento

Talvez você já saiba, mas vale reforçar que tanto o valor do aluguel quanto da compra são bem mais altos para o apartamento na cobertura. A taxa de condomínio também pode variar, considerando que o apartamento tem a maior planta. Tudo tem um lado bom e aqui não seria diferente: o último andar tem valorização mais estável no mercado, portanto você conseguirá um ótimo retorno quando decidir vendê-lo.

Preferimos separar por características para te ajudar a fazer a comparação de cada vantagem com cada desvantagem e, quem sabe, facilitar sua decisão. É sempre importante também conversar com sua imobiliária, com o condomínio e com o proprietário do espaço (nos casos de aluguel), pois algumas questões podem mudar de um imóvel para o outro. Independentemente do andar do seu apartamento, desejamos que você seja muito feliz em seu novo lar. Se precisar de alguma ajuda, conte com a Imobiliária Arbix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo