A Vistoria é necessária?

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, vistoriar o espaço é importante para evitar aborrecimentos futuros entre as partes envolvidas na negociação.

Essa análise traz mais segurança para o processo de compra ou aluguel de uma unidade, reduzindo as chances de que o comprador ou locador tenha frustrações com o imóvel futuramente.

Quem está alugando, por exemplo, precisa saber em que condições está recebendo o bem, uma vez que terá que devolvê-lo após algum tempo em perfeito estado, assim como o encontrou. Já quem está comprando precisa avaliar se o espaço entregue apresenta todas as características expostas na planta.

Além de proporcionar mais lisura à negociação, a vistoria também garante ao novo morador condições favoráveis de moradia para ele e a família, sem que ele seja pego de surpresa futuramente diante de algum problema que não identificou na assinatura do contrato, como rachaduras e infiltrações.

Para o proprietário, a vistoria do imóvel também é vantajosa. É uma maneira de se precaver de reclamações posteriores do inquilino, recusa em assumir algum dano à propriedade e outros conflitos similares.

É de máxima importância que o laudo tenha seja assinado pelo vendedor/comprador ou pelo locador/locatário. O procedimento deve ser realizado quando o contrato de compra, venda ou locação é feito, bem como na entrega das chaves (aluguel).

Durante a inspeção, é preciso avaliar de maneira aprofundada toda a infraestrutura do imóvel, interna e externamente. Por isso, todas as partes passam por vistorias:

–  pisos;
–  forros;
–  portas;
–  pintura;
–  janelas;
–  telhados;
–  revestimento;
–  sistema elétrico;
–  sistema hidráulico.

Pintura e rachaduras

Observe a pintura, se existem manchas ou marcas, qualquer tipo de imperfeição deve ser anotado no laudo.

Atente-se principalmente a bolhas ou descascados, pois estes são sinais claros de umidade no local e podem gerar um alto custo para consertar.

Existem basicamente dois tipos de rachaduras, as superficiais e as estruturais. As primeiras são fáceis de resolver, já o segundo tipo pode ser um risco para a família e, por isso, pode ser necessário que um engenheiro ou arquiteto analise o problema e confirme o tipo rachadura.

Pisos e azulejos

No piso e nos revestimentos é necessário observar se existem peças com defeito, soltas ou faltando, além de outras imperfeições mais graves, como mofo. Manchas, buracos e rachaduras também precisam ser anotados.

Instalações elétricas

Analise o quadro de luz para verificar se o mesmo está em boas condições, observe se existem fios ou cabos expostos ou desencapados.

Além de chegar as tomadas, analise a fiação do chuveiro, que deve estar presa dentro de uma proteção.

Procure se informar se já foi feito algum tipo de reforma na caixa de força. Dependendo da idade do imóvel ou do tempo da reforma, pode ser necessário refazer o sistema elétrico.

Instalações hidráulicas

Durante a vistoria, é preciso analisar os registros, as torneiras e as descargas. Verifique se existem vazamentos, gotejamentos, entupimentos e a vazão da água.

No caso das torneiras, observe também a qualidade da água. Se a mesma estiver escura ou com sujeira, isso pode indicar um sistema hidráulico muito antigo ou a falta de manutenção na caixa d’água.

Cheque também o estado de ralos e canos, que devem estar desobstruídos.

Portas e janelas

Portas, maçanetas e trincos devem funcionar sem que você precise fazer esforço para abri-las ou fechá-las.

Observe também se existe pó próximo a portas de madeira, o que pode indicar a presença de cupins, ou o descascamento da pintura ou do laminado.

Quanto as janelas, verifique não só o funcionamento como também o estado dos vidros. Outro detalhe é observar o estado de grades ou janelas de ferro para checar se tem ferrugem.

Móveis e outros objetos

Liste todos os móveis, eletrodomésticos, utensílios e objetos de decoração que estão inclusos no apartamento e o estado de conservação de cada um. Caso sinta a necessidade, é interessante também incluir na lista a marca do fabricante.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo