5 dicas para um quarto infantil funcional

Pensar no quarto da criança, escolher cada móvel e decoração costuma ser um processo muito agradável para as mães, pais e responsáveis. Porém, mais do que o visual, é preciso pensar na segurança e funcionalidade desse ambiente, afinal, a vida com os pequenos é agitada e todos os itens essenciais precisam estar à mão. Para auxiliar nisso, separamos 5 dicas para um quarto infantil funcional.

Converse e pesquise

Vale muito a pena conversar com pessoas que têm bebês ou crianças em casa, ou que já tiveram, e ouvir o que elas dizem. Sempre há algum conselho do que você não deve comprar de forma alguma, porque não será usado, e daquilo que fez falta no dia a dia para aquela pessoa. Esse passo, assim como pesquisas na internet, ajuda na triagem de alguns itens para comprar apenas o que é essencial.

Deixe um espaço para a circulação

O mercado muitas vezes nos convence de que precisamos de inúmeros móveis e objetos que são totalmente dispensáveis. Cuidado para não deixar a emoção falar mais alto e preencher o ambiente com muitos itens, prejudicando o espaço de circulação que será essencial para todos que cuidam do bebê e para o próprio bebê engatinhar e brincar.

Opte por móveis versáteis

Colocar móveis atemporais e multifuncionais deixará o ambiente preparado para quando a criança começar a crescer, o que acontece muito rápido, além de evitar que você precise fazer um quarto novo a cada nova fase da vida do pequeno. Escrivaninha que se transforma em penteadeira e berço que vira mini-cama são alguns exemplos, mas hoje em dia você encontra de tudo, pronto ou sob medida.

Escolha itens de fácil de limpeza

Antes mesmo de comprar um objeto ou móvel, informe-se sobre a indicação de limpeza e manutenção daquele item. Quando um pequeno ser humano depende totalmente de você para tudo, quase não há tempo para mais nada, muito menos para limpeza, porém, ao mesmo tempo, um ambiente limpo é importante para a saúde de todos. Buscar por materiais antialérgicos e próprios para quarto infantil, como determinados revestimentos e tapetes, é uma boa ideia.

Incentive a autonomia da criança

Deixe os itens seguros, como brinquedos e livros, ao alcance da criança no quarto. Se ainda for um recém-nascido, planeje o espaço também para este objetivo. Isso incentiva a autonomia dos pequenos, pois a medida que crescem, precisam um pouco menos dos responsáveis para tarefas extremamente simples, como pegar um brinquedo. Ter esses objetos em lugares baixos incentiva, inclusive, o senso de organização da criança, que desde cedo aprende a devolver no lugar aquilo que pegou.

Não se esqueça da segurança, que é o mais importante: verifique os selos dos móveis, se estão dentro das regras impostas para itens de criança, coloque grades em camas e telas em janelas.

O quarto precisa acompanhar o crescimento da criança, então, quanto ao visual, a dica é deixar tudo o mais neutro possível e usar dos objetos de decoração para mudar o ambiente a cada fase, o que é mais fácil e mais barato também. Um profissional de arquitetura ou design de interiores com experiência nessa área pode te ajudar bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo