Como funciona a permuta de imóvel?

A necessidade de venda do imóvel atual e compra de um novo imóvel pode ter vários motivos: aumento da família, emprego em outra cidade ou simplesmente a vontade de mudar. Para quem não tem tempo de esperar por todo esse processo, a permuta de imóvel é uma boa opção, já que o contrato, nesse caso, é mais direto, acelerando a negociação.

A permuta de imóvel é uma troca de bens de valores equivalentes. Na prática, em vez de uma pessoa pagar um imóvel com dinheiro, paga com um imóvel ou terreno que já possua. Essa modalidade, claro, precisa ser aceita por ambos os lados envolvidos no acordo.

Se o valor dos imóveis for exatamente o mesmo, não haverá pagamentos extras, bastando a troca entre os bens, e a negociação ficará isenta da tributação do imposto de renda. Já se houver diferença entre os valores dos imóveis, será preciso realizar também um pagamento em dinheiro, chamado de torna. Todos os imóveis são contemplados na permuta: apartamento, casa, terreno e imóveis que serão construídos.

Apesar desse processo ser geralmente mais rápido do que o procedimento de venda de um imóvel e compra de outro, o assunto continua sendo um bem de alto valor, seja ele para moradia ou investimento, por isso todos os envolvidos precisam estar protegidos legalmente. O contrato é imprescindível, deverá ser feito por escritura pública, descrevendo a data de entrega dos bens e as responsabilidades de cada proprietário.

Caso você esteja pensando em disponibilizar o seu imóvel para troca com outro bem, sugerimos contratar especialistas da área para garantir um andamento correto, seguro e tranquilo do acordo. Nós da Arbix estamos à disposição para te orientar nessa e em todas as outras atividades envolvendo compra, venda e locação de imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo