Qual a diferença entre filtro e purificador de água?

A água compõe mais de 70% do corpo humano e é essencial para a nossa vida. O oxigênio, os sais minerais e outros nutrientes são transportados até as células com a ajuda da água, que também hidrata nosso organismo e expulsa substâncias tóxicas. Mais do que ter acesso à água, é necessário que esta seja de alta qualidade para evitar doenças e infecções.

No dia a dia, usamos a água potável não apenas para beber, mas também para cozinhar, por isso, a qualidade desse item é questão de saúde. Existem vários equipamentos que melhoram a qualidade da água e pode haver dúvida na hora da escolha. Para auxiliar, trouxemos abaixo a diferença entre filtro e purificador de água.

Filtro de água

O filtro é um elemento mais simples e pode ser de barro ou de entrada/saída. O filtro de barro usa a vela para reter partículas sólidas e o carvão ativado para retirada do cloro, de odores e de sabor, e seu abastecimento é manual. Já os filtros de entrada ou saída filtram um pouco melhor, pois possuem elemento filtrante menos poroso, são conectados diretamente na entrada da caixa d’água ou na saída de torneiras e chuveiros. A maioria possui carvão ativado, que tem as mesmas funções do filtro de barro. Ambos não utilizam energia elétrica. Caso opte pelo filtro, confira se o modelo escolhido promete a retirada de cloro. O filtro é mais recomendado em cidades que possuam bom tratamento de água.

Purificador de água

Como o próprio nome sugere, esse produto não possui apenas um filtro, mas uma tecnologia para purificar melhor a água. Diferentemente dos filtros, muitos modelos de purificador possuem ação bacteriológica e reduzem a concentração de sais minerais e cloretos da água. São instalados diretamente em uma saída de água, a maioria deles utiliza energia elétrica e existem opções que resfriam ou gelam a água. O nível de filtragem vai de P1 (mais intenso) a P6 (mais básico).

Antes de comprar o seu filtro ou purificador de água, verifique se ele possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), garantindo que o equipamento vai oferecer uma água com boa qualidade. Os dois produtos exigem limpeza periódica para manter sua funcionalidade e durar por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo