5 plantas frutíferas para cultivar em vasos

O cheiro e a cor que as plantas frutíferas levam aos ambientes são incríveis, além do prazer de saborear uma fruta direto do pé. Essa sensação, presente na lembrança da infância de muita gente, pode ser trazida à vida adulta sem complicações, mesmo em locais pequenos. Em um país com grande biodiversidade como o Brasil, existem inúmeras possibilidades de plantas frutíferas para cultivar em vasos, caso você more em uma casa pequena ou em apartamento.

Cada planta terá uma necessidade quanto à luminosidade, rega e fertilizantes, mas, de forma geral, todas elas gostam de bastante sol e umidade. Devem ser plantadas em vasos a partir de 20 litros, com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro. Confira 5 plantas frutíferas para cultivar em vasos.

Morango

Esse é um clássico, pois naturalmente possui pequeno porte. Escolha um fornecedor confiável de mudas de morango para ter certeza de que ela não virá com pragas, o que prejudicaria todo seu desenvolvimento. Pode ser plantado em vasos, garrafas pet, canos de PVC ou em canteiros. Caso vá plantar várias mudas, deixe um espaçamento de 30cm entre elas.

Pitanga

A pitangueira também é de pequeno porte e seu fruto azedinho, levemente adocicado, é difícil de ser encontrado em supermercados e feiras. Então, por que não tê-lo em casa? Essa planta gosta de clima mais úmido e quente, pode atingir os dois metros de altura, mas, se plantada em vaso menor, ficará mais baixa.

Limão siciliano

Precisa de um suco refrescante, um drink saboroso, um tempero de alimentos ou molho para salada? É só ir até sua varanda e colher um limão siciliano! O limoeiro de limão siciliano cresce até um metro e meio e gosta de bastante sol. Imagine o perfume do seu apartamento ou casa com um desses por aí.

Jabuticaba

As jabuticabas docinhas que nascem nos troncos são deliciosas, mas, além disso, a jabuticabeira produz lindas flores brancas. A planta pode ficar muito alta, porém, basta cultivá-la em um vaso de 50 centímetros de diâmetro, no mínimo, para limitar o crescimento dela. Aproveite os frutos suculentos!

Maçã

Presente nas tortas, geleias, sucos, compotas e muitas vezes até na maionese de fim de ano, a maçã é saborosa e cheia de vitaminas, assim como todas as outras frutas. A macieira pode ser plantada a partir de mudas ou das sementes da própria maçã, gosta de luz solar indireta e de clima temperado ou subtropical.

Qual dessas plantas frutíferas será a sua escolha para cultivar em vasos na sua casa ou apartamento? Além da facilidade de acesso à fruta que você plantar, existe o benefício de ser um alimento orgânico, ou seja, mais saudável. Cultivar plantas é uma maneira de deixar o estresse do dia a dia de lado, e vê-las florescer traz um sentimento muito bom de ser capaz. Admire o ciclo da natureza dentro do seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo