DIY: Dicas para pintar sua parede

O movimento do it yourself (DIY) incentiva que as pessoas se arrisquem em fazer novas coisas, até naquelas que não possuem tanta habilidade. Mesmo sabendo que o ideal da pintura de paredes é contratar um profissional, que terá as técnicas corretas para o resultado final ficar como desejado, muitas pessoas decidem ‘colocar a mão na massa’, seja por vontade ou por necessidade de economizar um pouco mais nesta etapa.

Tudo bem, a decisão de pintar a parede sozinho(a) está tomada e com certeza você conseguirá. Para ajudar, fizemos uma pesquisa em portais de arquitetura, construção civil e decoração e trouxemos aqui dicas para pintar sua parede.

Materiais

Você precisará de lixa, lona ou papelão para cobrir todo o chão do cômodo que será pintado, fita crepe, luvas de borracha, misturador de tinta ou ripa de madeira, bandeja, escada, rolo de lã de pelo baixo e antigota, extensor de rolo, pincel e tinta. O pincel será usado para fazer o acabamento da pintura, escolha os de cerda clara para tintas à base de água, como a acrílica e a PVA. Pode usar a lixa mais fina (220 ou 240) para superfícies sem muito excesso de reboco, ou a lixa grossa (80 ou 100) se a parede estiver muito irregular.

O tipo de tinta vai depender da superfície que será pintada. Para parede de alvenaria, tinta acrílica; para parede externa, tinta específica que suporte sol e chuva; para azulejos, tinta epóxi; e assim por diante. Você pode pedir ajuda na loja onde comprará a tinta, mesmo que seja online, pois cada caso é um caso.

Preparação

Antes de tudo, coloque uma roupa velha, pois mancha de tinta não sai. Tire os móveis do cômodo e cubra com a lona ou outro material aqueles que não podem ser retirados do local. Proteja o chão com papelão ou lona e fixe a proteção com fita crepe. Passe fita crepe ao redor de toda a área que será pintada, como o rodapé, batente e a junta das paredes.

Lixe a parede até perceber, com as mãos mesmo, que a superfície está regular; depois passe um pano úmido ou uma vassoura de pelos para tirar o pó da parede – essa etapa é importante para a tinta não criar bolhas.

Depois de ler as instruções da embalagem da tinta, abra-a, mexa-a bem com o misturador ou a ripa de madeira e faça a diluição em água na bandeja, seguindo a recomendação do rótulo. Pegue o rolo, molhe-o em água e passe-o em uma parede que não será pintada até que ele esteja quase seco. É hora de pintar!

Pintura

Com o pincel, pinte primeiramente ao redor da fita crepe, contornando os rodapés e os espelhos das tomadas/interruptores, caso não tenham sido retirados. Finalizada essa etapa, passe o rolo na tinta que foi diluída na bandeja, tire o excesso de tinta na bandeja mesmo para que não respingue nos móveis e não manche a parede, e vá pintando a parede de cima para baixo, de baixo para cima, fazendo faixas na vertical. Repita o processo até terminar a parede toda.

A quantidade de demãos necessárias vai depender da qualidade da tinta, da cor e da correta diluição, mas em média são de 2 a 3 demãos, com intervalo mínimo de 4 horas entre uma camada e outra (confira essa informação na embalagem da tinta comprada). Respeite esse tempo, pois a pressa pode complicar muito o resultado da sua pintura. Terminada a última demão, retire a fita crepe com cuidado antes da tinta secar.

Se durante a pintura a tinta respingar, o melhor é limpar imediatamente com um pano úmido e sabão neutro. Caso a tinta não saia, o thinner pode resolver, mas por ser um produto forte, deve ser usado apenas quando realmente necessário.

Ter dúvidas sobre a escolha da tinta é bem comum, então use a tecnologia ao seu favor: várias marcas de tintas conhecidas, como Coral, Lukscolor e Suvinil, possuem simuladores online que ajudam a ter uma ideia de como as cores ficarão na parede. Existem também as latas de tinta pequenas, próprias para teste, ótima opção para entender como aquela cor se comporta na luz natural ou artificial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo