Qual a função do síndico em um condomínio?

Em um lugar dividido por tantas pessoas, como um condomínio, é sempre necessário que haja alguém para mediar os conflitos e resolver pendências, funções direcionadas ao síndico. O mais comum nos prédios é que o síndico seja um morador eleito por assembleia, depois de se candidatar. A pessoa eleita tem uma gestão de até 2 anos.

O síndico precisa exercer o que prevê o artigo 1.348 do Código Civil, que define as responsabilidades legais de quem está nesta função. Na maioria dos casos, o síndico recebe remuneração fixa pelo seu trabalho, definida pela convenção do prédio, e em algumas situações pode ter isenção de condomínio. Mas, então, qual a função do síndico em um condomínio?

Funções

Abaixo estão algumas das funções do síndico. A lista completa pode ser conferida no artigo 1.348 do Código Civil.

• Convocar assembleias ordinárias e extraordinárias.

• Cobrar taxas do condomínio e controlar a inadimplência dos moradores.

• Cuidar da manutenção do prédio, conservação e segurança das áreas comuns, incluindo seleção e contratação de prestadores de serviço.

• Mediar conflitos entre vizinhos, como som alto no apartamento ou barulho no salão de festas.

Depois de aceitar e formalizar a função, o síndico que deixar de realizar as funções estabelecidas pelo Código pode ser incriminado judicialmente, por exemplo, ao se recusar a cobrar o pagamento dos moradores ou ao contratar empresa de manutenção não regularizada. 

Síndico profissional

Está crescendo a procura pelo síndico profissional, um prestador de serviços de fora do condomínio contratado especificamente para essa função. Por não ser morador do prédio, acredita-se que o síndico profissional seria mais imparcial nas decisões por não ter vínculos de amizade com os condôminos. A contratação desse trabalhador pode evitar mais conflitos entre os moradores do prédio, uma vez que quem mediará todos os problemas será uma pessoa externa, que não mora ali.

Ao mesmo tempo, não ser morador do prédio é visto como fator de risco por algumas pessoas, já que as decisões daquele síndico não influenciarão sua própria moradia. Porém, como qualquer outro contratado, o síndico profissional precisa ter qualificação suficiente para a função, além de estar em dia com seus pagamentos de moradia, imposto de renda, etc. O síndico profissional também é eleito por assembleia pelos moradores.

Características desejáveis para ser síndico

• Ter conhecimentos de administração, contabilidade, recursos humanos.

• Não ser inadimplente ou ter processos em seu nome.

• Saber se comunicar bem com os moradores.

• Ter personalidade de liderança.

• Ser compreensivo com os problemas do outro, mesmo que não sejam seus.

• Ser honesto e colocar o bem-estar geral em primeiro lugar.

• Ter tempo para exercer suas funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo