O que avaliar na primeira visita ao imóvel?

A internet facilitou a pesquisa de imóveis para locação ou compra de acordo com as preferências e necessidades de quem faz a busca. Depois de selecionar as possíveis moradias, chega o momento de conhecê-las pessoalmente. Então, o que avaliar na primeira visita ao imóvel? Trouxemos abaixo algumas dicas.

Estrutura
Verifique as instalações elétricas e hidráulicas, analisando as condições da caixa de distribuição de energia, dos disjuntores, interruptores, tomadas, torneiras e descarga dos vasos sanitários. Observe também se há vazamentos, mofo, cupim, rachaduras nas paredes e o estado dos pisos, das janelas e portas – a sugestão é abri-las para confirmar que funcionam bem.

Ventilação e iluminação
A ventilação é questão de saúde, então observe se o ar circula bem pelo imóvel. Já a iluminação natural, apesar de ser também saudável, diz respeito mais à preferência do futuro comprador ou locatário, como, por exemplo, a localização do imóvel em relação ao nascer do sol. Em cada horário de visita é possível ter uma experiência diferente.

Tamanho dos ambientes
Apesar dos anúncios de imóveis descreverem a metragem útil ou total dos mesmos, é na prática, na visita, que tem-se a real noção do tamanho. Veja se o espaço atende à sua necessidade e aproveite para tirar medidas, assim saberá se os seus móveis cabem ali.

O condomínio e as regras
Caso o imóvel seja dentro de um condomínio, conheça os espaços de lazer e todas as outras áreas de convivência. Tire todas as dúvidas sobre as regras de condomínio e observe o sistema de segurança do prédio, como câmeras, catracas, alarmes, controle de entrada e saída, entre outros.

Localização
É provável que você já tenha escolhido aquele bairro por algum motivo, mas vale lembrar da importância de conhecer os arredores da casa ou apartamento e passar pelo local em diferentes horários do dia. Assim, você entenderá um pouco da movimentação que acontece ali no cotidiano.

Recomendamos sempre a contratação de profissionais para as negociações de compra ou venda de imóveis, e neste caso não seria diferente. Ter uma imobiliária séria ao seu lado garante um processo mais tranquilo, seguro e menos burocrático. Geralmente, encontrar uma casa ou apartamento dentro das suas necessidades e possibilidades financeiras também é mais fácil com uma imobiliária, como a Arbix, que possui muita experiência e boa vontade para te orientar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo