Orientações para uma cozinha mais colorida

Já há algum tempo, o mundo da decoração vem substituindo a palavra “regra” por “orientação”, afinal, a forma de decorar um ambiente varia de acordo com a personalidade do morador, a mensagem que deseja passar naquele ambiente, os sentimentos que deseja estimular e as possibilidades (físicas e econômicas) de mudança. O bege e o branco continuam muito presentes nas cozinhas, mas as cores vieram igualmente marcantes também neste ambiente. Sem medo de errar, veja algumas orientações para uma cozinha mais colorida.

                O primeiro passo é pensar nas sensações que você quer passar. Isso vai influenciar muito na escolha da cor principal e das cores complementares do ambiente. As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, estimulam a criatividade, a fome e passam a sensação de mais energia. Já as cores frias, como azul, roxo e verde, passam mais calma, serenidade e modernidade. A combinação entre as cores também muda tudo: vermelho e preto criam um ambiente mais elegante; cores pastéis (conhecidas como candy colors) transformam a cozinha em um lugar retrô; cores com uma parede de tijolinhos e madeira trazem um clima aconchegante. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Quanto às áreas da cozinha indicadas para receber cor, podemos pensar em dois grupos: o que é fixo e o que é móvel. Consideramos como elementos fixos aqueles mais difíceis de mudar, por vezes também mais caros, como armários, revestimentos, azulejos e paredes. Por possuírem áreas maiores, esses elementos tomam toda a atenção, então é ótimo para quem está decidido a ousar um pouco mais. Os elementos móveis são aqueles mais fáceis de mudar, como os utensílios de cozinha, eletrodomésticos e cadeiras. Se você possui pouco orçamento para a decoração, prefere começar com as cores aos poucos ou mora em imóvel alugado, experimente colocar pontos de cores pela cozinha. Você pode adesivar a geladeira, colocar algumas plantas que trazem mais cor e vida ao ambiente, deixar à vista suas louças bonitas e coloridas. Uma outra dica muito aplicada atualmente é colocar adesivo impermeável, colorido ou estampado, em partes da parede. Já existem muitos modelos no mercado próprios para a cozinha, resistentes à água e à gordura.

Independentemente da escolha da cor, todas elas trazem mais vida ao cômodo, mesmo as menos vibrantes. Procure referências na internet, use a criatividade, coloque personalidade na sua cozinha: os preparos e refeições vão ficar mais leves e agradáveis. Vale muito a pena conversar com um decorador ou arquiteto, mas, se não puder, existem muitos aplicativos para celular que simulam ambientes. E por que não recorrer ao bom e velho lápis e papel? O importante é pensar bem para ficar feliz com o resultado.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo