4 dicas econômicas para aquecer sua casa

A temperatura de uma casa ou apartamento não depende apenas de sua metragem, mas da divisão dos móveis e principalmente dos materiais utilizados no chão e nas paredes. O clima quente prevalece o ano todo na maior parte do Brasil, portanto provavelmente sua casa não foi pensada para o frio, mas é possível que você sofra com as temperaturas baixas em alguns meses do ano. Se o local que você mora fica muito gelado no inverno, confira 4 dicas econômicas para aquecer sua casa.

1) Deixe o sol entrar

A luz do sol é nosso aquecedor natural. Abra as cortinas e persianas durante o dia, deixando o sol esquentar o ambiente. Quando a direção da luz começar a mudar, feche as cortinas para que o calor não se perca. Se tem uma dica barata para aquecer o local, é essa!

2) Use tecidos disponíveis

Falando em cortinas, elas são uma ótima opção para vedar a passagem de ar frio e reter o calor. Se você não possui cortinas e não está pensando neste investimento, utilize os tecidos disponíveis na sua casa: coloque mantas no sofá, aposte em capas de veludo ou algodão nas almofadas e vale até pendurar cobertores nas paredes dos ambientes mais frios. Os tapetes também são ótimos aliados pois evitam que o frio do piso se espalhe pela casa.

3) Controle a ventilação

Confira todas as portas e janelas. Se houver frestas de ar, faça a vedação desses espaços com produtos feitos justamente para este fim, como fitas. Parece que pequenas frestas não fazem a diferença na temperatura da casa? Imagina se elas estiverem em várias janelas, a corrente de ar frio vai aumentar.

4) Feche a porta dos ambientes que não estão sendo usados

A corrente de ar frio acontece também (e principalmente) entre as portas da casa. Mantendo as portas dos cômodos em desuso fechadas, além disso ser evitado, a temperatura fria de um ambiente fica isolada apenas lá, naquele cômodo. Mais uma forma econômica de esquentar sua casa.

Existem outras ideias que aquecem melhor o ambiente e, portanto, demandam mais investimento, como instalar aquecedores de ar. Porém, com as dicas acima, super econômicas e fáceis de colocar em prática, já será mais fácil manter uma temperatura mais agradável na sua casa. Vale lembrar de itens simples e comuns para aquecer seu corpo também: um banho quente, escalda-pés antes de dormir, sopas, caldos e bebidas quentes, além de um bom agasalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo