A importância do corretor imobiliário nas negociações

Quando o assunto é comprar, vender ou alugar um imóvel, qualquer mínima economia financeira significa muito para o cliente que, com essa intenção, pode tentar dispensar alguns serviços que farão total diferença na segurança e no sucesso da negociação.

É o caso de proprietários e compradores que procuram por negociações diretas, que não envolvam corretores imobiliários. Mas não percebem a quantidade de desvantagens e principalmente riscos de uma negociação sem intermediação de profissionais capacitados.

O corretor imobiliário funciona, primeiramente, como um ponto neutro da negociação. Enquanto o proprietário quer vender pelo valor mais alto e o comprador, quer comprar pelo valor mais baixo, o corretor faz o intermédio dessa relação para chegar à melhor condição sem desgaste para ambos os lados. É uma economia de tempo, logo, de dinheiro, e de preocupações.

Em uma busca de imóvel para locação ou compra, é o corretor imobiliário que saberá narrar o histórico do mercado imobiliário da região de interesse, evitando que o cliente compre ou alugue por valores mais altos do que a média do mercado, e que chamará a atenção para características secundárias do imóvel escolhido, muitas vezes não observadas por quem não é da área.

Se a pessoa buscar por um financiamento imobiliário, este profissional poderá auxiliar também nesta orientação, e no caso dos proprietários, o corretor informará periodicamente a avaliação e valorização do patrimônio imobiliário.

Todo esse trabalho só é possível porque o corretor imobiliário é um técnico, precisa de muito estudo e de formação específica para atuar nesta área.

É obrigatório, também, ter registro emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), instituição que regula e orienta os profissionais dessa área de atuação de acordo com cada estado do país.

Conforme Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78, somente o corretor de imóveis tem autorização para intermediar transações imobiliárias em todo o país.

Há muita dúvida também sobre o valor de honorários que pode ser cobrado pelas imobiliárias e corretores de imóveis.

Para segurança dos clientes e dos profissionais, existe uma Tabela Referencial de Honorários disponibilizada pelo CRECI-SP (para o estado de São Paulo) que você pode consultar para ter certeza de que a sua contratação está dentro dos limites estabelecidos.

Muito além de mostrar opções de imóveis, o corretor imobiliário é um profissional que utilizará seu conhecimento para orientar o cliente, fornecer informações precisas, alertando sobre possíveis riscos.

Boas imobiliárias, como a Arbix, trabalham com toda a transparência e ética, de forma imparcial para garantir os melhores resultados para os clientes.

Economizar é sempre interessante, desde que não influencie na segurança das negociações, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo