4 atitudes para ter um lar mais sustentável

A palavra “sustentável” está presente no dia a dia. A sua definição correta ainda é discutida, mas, de forma breve, a sustentabilidade consiste em algo que se mantém. As soluções sustentáveis e ecológicas chegaram há um bom tempo nas moradias, com ideias para um lar bonito, agradável e que cause o menor impacto possível à natureza.

Já é comprovado que as atitudes dos seres humanos impactam diretamente a natureza: de onde o produto vem, por quem é feito, quais recursos utiliza, para onde vai. Repensar o consumo é primordial para garantir a vida de animais, plantas e dos próprios seres humanos.

Pensando em como tornar nosso lar mais sustentável, separamos 04 dicas fáceis de aproveitar:

1) Aproveite a luz natural

No Brasil, a luz do sol é presente durante todo o ano, em grande parte do dia!

Utilize as janelas e portas de correr transparentes para aproveitar a luminosidade natural e levar mais vida ao ambiente, aumentando a sensação de aconchego. Esta luz também ajudará a evitar impactos na natureza, pois ela irá reduzir o uso de lâmpadas (energia elétrica) e ainda diminui o valor da conta de energia.

Se o sol bate direto na janela ou porta, uma cortina de cor clara geralmente resolve. As cores claras nas paredes também aumentam a sensação de um ambiente mais iluminado.

2) Utilize painéis solares

A energia elétrica é necessária também para outras atividades no dia a dia, portanto, ter painéis solares é uma ótima ideia.

O investimento não é tão baixo, mas o retorno financeiro e ecológico são incríveis, pois toda a luz do sol recebida pelos painéis é transformada em energia elétrica que será utilizada em sua residência.

3) Plante os próprios alimentos ou temperos

O cotidiano é corrido, é difícil ter tempo para cuidar de plantas, mas ter um ou dois alimentos plantados já é melhor que nenhum. Pode ser uma pequena árvore frutífera ou até mesmo temperos em um jardim vertical.

Se você tem legumes, verduras ou temperos em casa, significa que está consumindo um alimento orgânico (alimentos orgânicos utilizam muito menos de agrotóxicos, estes prejudicam o solo, o ar, os animais e os trabalhadores).

4) Tenha uma composteira

Essa pode ser uma dica bem diferente, mas muito eficiente. A composteira doméstica é formada por 3 caixas empilhadas, onde o lixo orgânico é colocado para virar adubo.

Na internet existem muitos vídeos explicando todo o processo, os modelos e tamanhos de composteiras, ela cabe em todo tipo de residência, de pequenos apartamentos à grande casa.

Transformar o lixo orgânico em adubo significa produzir menos lixo (que iria aos lixões e aterros sanitários, poluindo o meio ambiente). As plantas adoram o adubo e é possível até mesmo vendê-lo.

Pequenas atitudes no dia a dia são suficientes para transformar, mesmo que um pouco, o futuro das próximas gerações e o presente dos animais e da natureza.

É importante avaliar todas as possibilidades, estar atualizado de novas opções e produtos no mercado, entender o que encaixa na rotina e partir para a ação. Ter um lar bonito e agradável é bom, mas se for sustentável é ainda melhor!

ARBIX – Presente em cada mudança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo