Primeiros passos para comprar um imóvel

A compra de um imóvel é algo tão esperado pelos brasileiros que tem até sua própria expressão, o “sonho da casa própria”. Para conseguir realizar este sonho, é importante controlar o emocional e dar mais foco ao racional. A compra é um grande investimento que demanda várias negociações, tanto para valorizar o dinheiro do comprador quanto escolher o local ideal.

Nesse processo surgem muitas dúvidas, por isso aqui estão os primeiros passos para comprar um imóvel.

1 – Descubra sua necessidade

Pense primeiramente no que você precisa e depois adicione nos planos o que você quer.

A casa é para uma pessoa? Para um casal? Para uma família grande? Se for casal, este pretende ter filhos no futuro? Isso vai determinar o tamanho do imóvel, quantidade de quartos e até mesmo a localização: mais próximo ao trabalho, à escola ou a atividades de lazer, como parques e shoppings.

Tendo uma visão geral das necessidades, fica mais fácil definir o tipo de imóvel (apartamento ou casa), pesquisar a faixa de preço e ir ao próximo passo, o planejamento financeiro.

2 – Faça um bom planejamento financeiro

O melhor dos mundos, financeiramente, seria comprar um imóvel à vista e conseguir mais desconto no valor total, mas essa não é a realidade da maioria dos brasileiros.

O mercado financeiro tem oferecido possibilidades de financiamentos para tornar essa compra possível, com diferentes formas de pagamentos, taxas de juros e parcelamentos.

Se o comprador pode esperar um pouco mais e enxerga a possibilidade de pagar um imóvel à vista no futuro, vale a pena; caso vá financiar, é importante poupar pelo menos o valor da entrada, que costuma ser entre 20% e 30% do valor do imóvel.

3 – Escolha bons prestadores de serviço

Assim como a compra de um imóvel é um investimento, a escolha de bons prestadores de serviço também é. Caso a opção seja o financiamento, pesquisar as taxas e parcelas em diferentes agentes financeiros, sem pressa, pode trazer uma grande diferença no bolso.

Encontrar imobiliárias idôneas também é essencial para fazer o dinheiro render, unindo o que se deseja ao orçamento disponível.

Esses são os primeiros passos para comprar um imóvel sem arrependimentos, uma escolha que deve ser feita sem muita pressa, pois o mais importante é realizar o sonho dentro do orçamento.

É interessante conhecer também as opções de imóveis para recém-casados e as dicas de imóveis para idosos.

A Arbix Imovéis está à disposição para orientar na compra ou na locação dos mais diversos tipos de imóveis. Além de outras dúvidas que possam surgir sobre o mercado imobiliário, torcendo sempre pela realização dos objetivos de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo