Conheça 5 pisos para a cozinha

Cozinha, o local de reunião da família e dos amigos pra fazer aquela refeição gostosa! Ou, simplesmente, o ambiente mais movimentado e frequentado da casa para cafés da manhã e da tarde, almoços, jantares e lanches. Esse ambiente pede por piso resistente à água, à gordura e à grande circulação de pessoas (mesmo que seja só você em casa), por isso, escolher o melhor piso para a cozinha pode ser um grande desafio.

O melhor piso é aquele que atende à sua necessidade e, quanto a ser resistente a umidade, existem muitas tecnologias que fazem até a madeira aguentar mais os respingos do dia a dia. Porém, aqui, vamos indicar alguns materiais básicos, fáceis de limpar e que sozinhos já resistem à água. Acompanhe abaixo.

Porcelanato

O porcelanato traz um visual elegante ao ambiente, é fácil de limpar, resistente à água, à gordura e tem alta durabilidade. O mais indicado é o porcelanato esmaltado, que pode ser brilhante, acetinado ou polido. Enquanto o acetinado tem acabamento fosco, o brilhante e o polido tem mais brilho, sendo o polido finalizado com uma camada extra de brilho – o que faz dele, também, mais escorregadio. As opções de cores e estampas são bem diversas.

Cerâmica

Os pisos cerâmicos são opções mais acessíveis ao porcelanato, pois também são resistentes e fáceis de limpar. O ambiente com piso de cerâmica pode, inclusive, ser lavado, e esse material escorrega menos. A diversidade de cores e desenhos é grande e agrada a todos os gostos. Quando for comprar, atente-se ao PEI, que descreve a resistência do piso.

Cimento queimado

A mistura artesanal é feita de cimento, areia e água, resultando em uma massa líquida que deve ser aplicada por cima de uma superfície nivelada. Antes da mistura secar, o pó de cimento seco é aplicado por cima, resultando no visual de cimento queimado que conhecemos. Combina com todos os estilos de decoração, e não apenas com o industrial, como muitos podem pensar. Dentre seus benefícios está a ausência de rejunte, a fácil aplicação e o baixo custo.

É necessário impermeabilizar o cimento queimado em locais úmidos, como a cozinha, pois o material é poroso e pode absorver água. Importante citar que o cimento queimado, quando molhado, pode escorregar bastante, dependendo do acabamento feito. É comum acontecerem pequenas rachaduras ao longo do tempo, o que pode ser minimizado com produtos adequados.

Mármore ou granito

Os dois são pedras naturais e, por isso, possuem padrões únicos. O mármore é luxuoso, tem preço mais alto, é o mais resistente entre o porcelanato e o cerâmico, mas pode riscar e manchar mais facilmente. Já o granito também é resistente, mas por ser menos poroso, não mancha tão facilmente e resiste melhor a arranhões, sendo também mais acessível. Ambos são fáceis de limpar e escorregadios quando molhados.

Piso vinílico

Composto por PVC, o piso vinílico é o queridinho de quem tem a cozinha integrada com a sala, pois permite criar um ambiente aconchegante e contínuo utilizando o mesmo piso nos dois ambientes. O vinílico é resistente à umidade, mas não pode ser imerso em água, portanto, nada de lavá-lo – molhou, secou! A limpeza é feita com pano úmido e detergente neutro.

A durabilidade, diversidade de estampas (inclusive imitando madeira), o fato de ser antialérgico e gerar isolamento acústico são os grandes benefícios desse piso, além do preço mais acessível do que a madeira e o laminado.

O mercado apresenta cada dia mais variedades de materiais, o que significa que é possível sim escolher um piso bonito, funcional e adequado ao seu orçamento. Em relação à decoração, pense no restante dos revestimentos, pois o piso é apenas uma parte do cômodo que receberá outras tantas informações visuais. No fim, tudo se encaixa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo