Materiais ecológicos para construção da sua casa

Ao longo dos anos, muitas tecnologias e materiais foram criados para facilitar o cotidiano do ser humano, priorizando sua alimentação, trabalho e proteção. Há algum tempo, porém, a sociedade vem discutindo sobre nossos impactos na natureza, afinal, tudo o que ‘jogamos fora’ é descartado em algum lugar. A forma como os itens são produzidos e descartados está prejudicando o meio ambiente e a saúde de outras pessoas.

Quando pensamos em materiais ecológicos, comumente vem à lembrança itens biodegradáveis para o dia a dia, mas também é possível aplicar essa intenção na construção de nossas casas. O objetivo dos materiais ecológicos para construção da casa ou edifício é minimizar os impactos ambientais causados por uma construção. Separamos alguns materiais ecológicos que podem ser usados na sua reforma ou construção, para isso, o melhor é procurar por profissionais que já trabalhem com esses itens e tenham experiência na área.

Concreto reciclado

A extração de recursos naturais para cada componente do concreto (cimento, água, areia e pedras) é o principal problema, portanto a ideia do concreto reciclado é utilizar resíduos da obra (como tijolos e telhas) para substituir totalmente ou parcialmente os itens de fonte natural. Essa atitude ainda reutiliza materiais que seriam descartados.

Tijolos ecológicos

No processo de fabricação dos tijolos tradicionais, há a utilização de forno para queima dos tijolos, com emissão de agentes poluentes. O tijolo ecológico é produzido a partir de misturas ou de areia, água e cimento, e enformado em prensa hidráulica. A prensa deixa furos nos tijolos que são encaixados, economizando na argamassa. É também resistente, bom isolante térmico e acústico.

Bambu

Resistente, disponível em grandes quantidades e sustentável: o bambu pode ser usado não apenas na fabricação de pisos e portas, mas também para substituir o concreto armado. O bambu precisa passar por tratamento químico antes de ser utilizado na construção.

Tinta ecológica

A tinta ecológica é facilmente encontrada até por quem não é da área de arquitetura ou construção civil. Sua formulação contém matérias-primas naturais, como óleos e corantes, ou seja, sem insumos derivados de petróleo.

Container

O container em si não é necessariamente ecológico, mas reutilizar um container vindo do transporte de cargas, sim. Já existem muitos especialistas na construção de casas em container para te orientar.

Blocos de adobe

Água, terra e fibras naturais colocadas em um molde e secadas ao ar livre formam os blocos de adobe, que podem substituir tijolos – veja com um profissional da engenharia ou arquitetura onde exatamente podem ser aplicados no seu projeto. São ecológicos por causa das matérias-primas naturais e do processo de fabricação sem queima em forno e emissão de poluentes. Há registros do uso do adobe em edificações com mais de 5 mil anos!

Telhado verde

Sim, planta no telhado! Trata-se da aplicação de uma camada vegetal no telhado, mas precisa ser feito com técnica e conhecimento para evitar vazamentos e outros problemas. A vegetação é aplicada sobre uma manta de PVC. O telhado verde tem ótimo isolamento acústico e térmico, muitas vezes eliminando a necessidade de ar condicionado, ou seja, gera menos utilização de energia.

E aí, o artigo já foi suficiente para você se inspirar em construir sua casa, escritório ou espaço de lazer de forma mais ecológica? Muitas vezes não será possível aplicar todos esses materiais juntos, por questões logísticas ou financeiras, mas o importante é tentar reduzir os impactos ambientais como for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo