Morar em apartamento traz a sensação de mais comodidade e também de segurança sendo assim um dos principais motivos de boa parte da população escolher este tipo de imóvel.
O seguro de condomínio é oferecido aos moradores dos edifícios (uma garantia obrigatória por lei), podendo assim surgir dúvidas quanto à importância do seguro residencial para apartamento.
No caso do seguro de condomínio, são assegurados apenas os danos externos e não os danos internos de cada apartamento; já o seguro residencial oferece cobertura à estrutura física do imóvel e também ao seu conteúdo.
A cobertura básica do seguro residencial inclui proteção contra incêndio, queda de raio e explosão, ou seja, em qualquer um desses acontecimentos o contratante será ressarcido. Imagina se infelizmente acontecer um incêndio em um dos cômodos do apartamento e ele não estiver assegurado? Além de todo o estresse com a situação, o morador ainda teria que arcar com as despesas para corrigir ou refazer as paredes atingidas e comprar novos móveis. Portanto, a contratação do seguro residencial em apartamento não deve ser vista como apenas um luxo, mas sim como uma real necessidade.
Existem ainda outras modalidades que podem ser adicionadas ao seguro residencial, como roubo e furto, quebra de vidros e responsabilidade civil familiar. Uma cobertura adicional muito interessante é a civil familiar, ela assegura danos causados a terceiros pelos residentes ou assistentes do lar, por exemplo, no caso das crianças quebrarem algo do condomínio, de objetos caírem de sua janela e machucar moradores ou do seu animal de estimação morder um dos moradores, entre outras situações.
Para garantir essas proteções, o morador desembolsa um valor (chamado de prêmio) à companhia seguradora, que assume a responsabilidade de indenização na ocorrência de sinistro.
O seguro residencial não é tão difundido no Brasil quanto o seguro de automóveis, apesar do constante aumento que de acontecimento de roubos e furtos.
O valor do seguro varia de imóvel para imóvel, sendo proporcional ao valor dos bens, mas ele costuma ser mais barato do que os de automóveis.
Por que assegurar o meio de transporte e não assegurar o local de abrigo? Assim, a importância do seguro residencial para apartamento é inquestionável para manter a saúde financeira, não se preocupar com acontecimentos imprevisíveis e garantir mais segurança à família.
O desejo é que tudo ocorra bem e imprevistos não aconteçam, mas caso uma situação diferente apareça, o morador de apartamento continuará tranquilo. A Imobiliária Arbix oferece o seguro residencial também para apartamento, de forma transparente, pensando no melhor para as necessidades de seus clientes.