Morar sozinho ou dividir apartamento?

A vida é feita de muitas fases, e o momento de sair da casa da família chega praticamente para todos, seja por causa do trabalho, dos estudos, da saúde mental ou pela  procura por independência. Quase sempre a possibilidade de morar com amigo(a) ou namorado(a) é considerada, então, surge a dúvida: morar sozinho ou dividir apartamento?

Tudo tem dois lados, é claro: ao fazer uma escolha, você terá que arcar com todas as consequências dela, as positivas e as negativas. Separamos algumas características de morar sozinho e dividir apartamento para que você avalie e chegue à sua própria conclusão.

Morar sozinho

Antes de tudo, avalie a sua personalidade, pois se você é mais reservado, gosta de ficar em sua própria companhia e de ter total liberdade na sua rotina, morar sozinho provavelmente será sua opção favorita. Você terá mais privacidade, mais liberdade de escolha dos horários, da decoração e organização da casa, além de não precisar dar satisfação a ninguém.

Por outro lado, isso implica em pagar todas as contas sozinho, afinal, se houvesse outra pessoa, você poderia dividir gastos de condomínio, aluguel, água, luz e internet. A faxina fica também toda por sua conta.

Morar com outra pessoa

Se você prefere ter companhia em vez de ficar o tempo todo sozinho, morar com outra pessoa é legal para ter sempre com quem conversar e dividir os acontecimentos do cotidiano. Ou, então, pode ser que você até prefira morar só, mas está com o orçamento apertado, e a economia é a grande vantagem de dividir o lar. As contas pessoais continuam as mesmas, mas cada um paga metade dos gastos fixos. A compra de mobiliário também pode ser dividida.

Quando mais de uma pessoa mora na mesma casa, o diálogo é imprescindível para que todos cumpram as regras e haja uma boa convivência. Portanto, o ideal é dividir o espaço com alguém minimamente parecido com você e que seja uma pessoa aberta à conversa. É importante ter uma planilha ou aplicativo de controle de gastos para acompanhar a parte financeira.

A decisão, portanto, é muito pessoal – o que é bom para um pode não ser bom para outro. Se o principal objetivo é a privacidade e liberdade, more sozinho; agora, se o orçamento está bem limitado, convide alguém para dividir o apartamento. Lembre-se também que o primeiro lugar onde você morará sem a sua família não será definitivo, eterno, é só o primeiro passo e você pode se planejar para atingir outros objetivos relacionados à moradia no futuro. No site da Arbix, é possível pesquisar imóveis para locação e imóveis para compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo