Distância e altura dos móveis: mais conforto no seu lar

Você provavelmente já se sentou em uma cadeira que parecia baixa demais em relação à mesa ou preparou alimentos em um balcão de cozinha que te deixou desconfortável. Respeitar a distância ideal entre os móveis e a altura sugerida para cada item pode parecer um mero preciosismo, mas faz muita diferença nas tarefas do dia a dia, deixando o lar mais confortável e com aparência de bem organizado. Pesquisamos essas medidas ideais em alguns portais de arquitetura e construção civil e trouxemos, neste texto, orientações para alguns ambientes.

Sala de televisão

Considere primeiramente a metragem da sala para escolher o tamanho do rack (se houver), do sofá e da televisão, e prefira posicionar o aparelho de forma que não fique contra a janela, evitando o reflexo do sol. A TV deve ficar na altura dos olhos, quando estamos sentados, a aproximadamente 1,20m do chão. Quanto à distância da televisão ao sofá, considere a seguinte conta: número de polegadas x 2,5 x 3,5. Se a sua TV tem 42 polegadas, por exemplo, ela deve ser colocada a cerca de 3,6 metros do encosto do sofá. Deve haver um espaço de 65 a 70cm entre um móvel e outro – isso vale para todos os cômodos -, promovendo um bom espaço de circulação.

Cozinha

Esse ambiente geralmente é bem frequentado pelos moradores da casa, afinal, comer é uma necessidade diária. A recomendação é que haja de 40 a 70cm entre gabinetes ou armários e outros móveis, 90cm entre o forno e outros móveis (para conseguir abri-lo) e bancada, se houver, com altura entre 1m e 1,10m. Essa consideração é para uma pessoa de estatura mediana, pois caso você seja mais alto(a) ou mais baixo(a), será necessário adequar essa medida para seu conforto. Conte com os arquitetos, engenheiros e designers de interiores pra isso.

Mesa e cadeiras

Pensando em uma mesa maior, dessas muito utilizadas nas salas de jantar, é sugerido que o tampo da mesa esteja a 75cm do chão e a base da cadeira a 43cm. Não esqueça de deixar pelo menos 10cm entre uma cadeira e outra para que as pessoas não se esbarrem enquanto comem. Se houver espaço, deixe a mesa de jantar a 1,20m de distância da parede e de outros móveis, mas, se o cômodo for reduzido, trabalhe com o mínimo de 70cm.

Quarto

Em frente ao guarda-roupas, para abrir e fechar as gavetas com tranquilidade, deixe um espaço de, no mínimo, 65cm. Televisão no quarto? Então tenha como base a mesma conta para definir a distância da TV em relação à cama. Atentando-se a isso, o cotidiano de trabalho e descanso será facilitado, com mais conforto e espaço de circulação.

Outros itens

Há, ainda, algumas recomendações sobre a altura das tomadas em relação ao chão – o padrão é de 30cm – e os interruptores, que devem estar de 90cm a 1m do piso.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo diferente e que ele ajude no bem-estar do seu lar. Cada imóvel é único, cada pessoa tem suas necessidades e preferências, portanto sugerimos que você procure por profissionais, como arquitetos, para te auxiliar ainda mais nessa missão.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo