Vantagens e desvantagens do apartamento térreo

Dentre tantas decisões sobre o melhor local para morar, incluindo orçamento, localização e necessidades, vem a dúvida de quem já escolheu apartamento: qual o melhor andar? O térreo é uma boa opção? Em geral, há mais benefícios do que malefícios de morar no térreo, mas tudo depende das prioridades de cada morador. Antes de qualquer decisão, é necessário avaliar as vantagens e desvantagens do apartamento térreo.

Vantagens

1.Fácil acesso

Como o apartamento está logo no térreo, o acesso a ele é muito mais fácil do que apartamentos em andares superiores. Isso vale para os moradores, visitas, profissionais de limpeza e manutenção (se necessário) e inclusive para a mudança. Móveis grandes como geladeira, sofá, cama e colchão são facilmente transportados até o apartamento térreo. Ah, e caso o edifício fique sem energia elétrica e não tenha um gerador de energia, não será necessário subir diversos lances de escada para chegar ao lar doce lar.

2.Menor valor

Os apartamentos térreos, assim como os que estão logo nos primeiros andares, quase sempre são mais baratos. Se a ideia é economizar, essa escolha fará bastante diferença no orçamento. A lógica dos edifícios é que, quanto mais alto o andar, mais caro o apartamento. Pode acontecer do apartamento térreo ter uma planta maior do que os demais andares e então os valores se igualam, porém não é tão comum.

3. Mais espaço

É frequente que apartamentos térreos tenham área externa, também conhecida como “área privativa”, ficando mais espaçosos. Com esse espaço dá para receber mais pessoas, cultivar algumas plantas e temperos, fazer uma pequena área gourmet, ou seja, perfeito para quem está acostumado a morar em casa ou gosta de promover encontros com amigos e família.Proximidade às áreas de lazer

Esse é um benefício maior para quem tem crianças ou pretende ter, pois o acesso delas às áreas de lazer é facilitado, assim como a supervisão dos adultos. É um aspeto que pode trazer maior sensação de segurança aos adultos e de liberdade aos pequenos.

Desvantagens

1. Menos privacidade

Como o térreo está abaixo de todos os outros andares, a privacidade pode ser comprometida com vizinhos que podem ver o que acontece no apartamento lá de cima. A resolução, porém, não é difícil: usar persianas e cortinas nas janelas soluciona grande parte dos possíveis problemas.

2. Menos silêncio

Por ser mais perto da rua, haverá menos silêncio no apartamento térreo do que nos demais andares. A proximidade dos portões, hall de entrada e espaços comuns também prejudica um pouco neste quesito, dependendo da localização do edifício e do bom senso dos vizinhos.

3. Menos luz e mais possibilidade de infiltração

O prédio pode fazer sombra no apartamento térreo, que terá menos luz do sol e pode ser até um pouco mais frio. A infiltração não acontecerá mais em um apartamento térreo do que em uma casa, por exemplo, pois ambos estão muito próximos da rua, mas justamente por esse motivo há mais possibilidade de ter infiltração em um apartamento térreo do que em andares mais altos.

O local de moradia deve ser agradável, confortável, um aconchego para descansar depois de um longo dia de trabalho, se distrair nos momentos de lazer e comemorar a vida com pessoas queridas. Independentemente das vantagens e desvantagens do apartamento térreo, o que valerá mesmo é o quanto os moradores estarão felizes com seu lar, unindo o orçamento às vontades e sonhos.

A Imobiliária Arbix pode orientar em todas as escolhas de casa ou apartamento, para compra ou aluguel.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo