4 atitudes para ter uma casa mais sustentável

A palavra “sustentável” está cada vez mais presente no dia a dia. A sua definição correta ainda é discutida, mas, de forma breve, a sustentabilidade consiste em algo que se mantém. As soluções sustentáveis e ecológicas chegaram há um bom tempo nas moradias, com ideias para um lar bonito, agradável e que cause o menor impacto possível à natureza.

Já é comprovado que as atitudes dos seres humanos impactam diretamente a natureza: de onde o produto vem, por quem é feito, quais recursos utiliza, para onde vai. Repensar o consumo é primordial para garantir a vida de animais, plantas e dos próprios seres humanos. Confira essas 4 atitudes para ter uma casa mais sustentável.

1) Aproveite a luz natural

No Brasil, a luz do sol é presente durante todo o ano, em grande parte do dia! Utilize de janelas e portas de correr transparentes para aproveitar a luminosidade natural que leva mais vida ao ambiente, aumenta a sensação de aconchego, evita impactos na natureza com a redução do uso de lâmpadas (energia elétrica) e ainda diminui o valor da conta de luz. Se o sol bate direto na janela ou porta, uma cortina de cor clara geralmente resolve. As cores claras nas paredes também aumentam a sensação de um ambiente mais iluminado.

2) Utilize painéis solares

A energia elétrica é necessária também para outras atividades no dia a dia, portanto, ter painéis solares é uma ótima ideia. O investimento não é tão baixo, mas seu retorno financeiro (e ecológico) é incrível, pois toda a luz do sol recebida pelos painéis é transformada em energia elétrica e o valor da conta de energia passa a ser muito baixo. Ou seja, financeiramente, a médio ou longo prazo o investimento paga a si mesmo.

3) Plante os próprios alimentos ou temperos

O cotidiano é corrido, é difícil ter tempo para cuidar de plantas, mas ter um ou dois alimentos plantados já é melhor do que nenhum. Pode ser uma pequena árvore frutífera ou até mesmo temperos em um jardim vertical. Se você tem um legume, verdura ou tempero em casa, significa que: está consumindo um alimento orgânico; está contribuindo menos para o uso de agrotóxicos, que prejudicam o solo, o ar, os animais e os trabalhadores; não vai precisar gastar
combustível para ir até o mercado se estivesse faltando apenas esse alimento; entre tantos outros desdobramentos positivos!

4) Tenha uma composteira

Essa pode ser uma dica bem diferente, mas muito eficiente. A composteira doméstica é formada geralmente por 3 caixas empilhadas, onde o lixo orgânico é colocado para virar adubo, e não precisa de minhocas. Na internet existem muitos vídeos explicando todo o processo e muitos modelos e tamanhos de composteira, é algo que cabe mesmo em uma casa pequena. Transformar o lixo orgânico em adubo significa produzir menos lixo (que iria aos lixões e aterros sanitários, poluindo o meio ambiente) e, consequentemente, usar menos saco plástico, que é onde costumamos colocar o lixo para a coleta da cidade levar. As plantas adoram o adubo e é possível até mesmo vendê-lo.   

Pequenas atitudes no dia a dia são suficientes para transformar, mesmo que um pouco, o futuro das próximas gerações e o presente dos animais e da natureza. É importante avaliar todas as possibilidades, estar atualizado de novas opções e produtos no mercado, entender o que encaixa na rotina e partir para a ação. Ter um lar bonito e agradável é bom, mas se for também sustentável é ainda melhor!


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo