Manutenção periódica de calhas e telhados: qual a importância e quem responde por isso?

O início do ano traz consigo os meses mais chuvosos no sudeste, especialmente no interior de São Paulo. O grande volume de chuvas de 2020 está resultando em alguns benefícios na agricultura, e muitos malefícios na cidade, como os alagamentos. Apesar de pouco falado, outro grande problema que a chuva pode causar são os danos na estrutura dos imóveis, e nesse assunto entra a importância da manutenção de calhas e telhados.

As calhas e os telhados protegem a casa e os moradores, mas suas funções só são cumpridas se a manutenção estiver em dia. É comum que folhas e dejetos sejam acumulados nas calhas, dificultando o escoamento da água que, uma vez acumulada, pode gerar infiltração, rachaduras e corrosões no imóvel. A limpeza preventiva das calhas evita problemas e pode ser uma opção sustentável para reaproveitar a água da chuva em atividades do dia a dia (nunca para consumo humano, pois não é água potável), e é recomendada a cada 3 meses em cidades chuvosas.

Os telhados exigem uma manutenção um pouco maior, pois protegem a estrutura do imóvel e estão expostos a variações de temperatura, sol, chuva e ventos, situação que pode fragilizar as telhas e rachá-las ou movê-las, gerando infiltrações, goteiras, vazamento, apodrecimento da estrutura e até desnivelamento. Isso tudo prejudica a segurança dos moradores da casa, e por isso a manutenção é tão importante, recomendada 1 vez ao ano. Outras ideias interessantes, mas que não excluem a necessidade de manutenção, são a impermeabilização e/ou pintura das telhas, que valoriza a edificação e aumenta a vida útil do telhado.

Percebe-se que a população em geral possui muitas dúvidas sobre a real importância da manutenção de calhas e telhados e de quem responde por isso no caso dos imóveis alugados. Quem responde pela manutenção periódica é o inquilino, e em caso de comprometimento da parte estrutural do imóvel, quem responde é o proprietário. A manutenção não deve ser vista como um gasto, mas sim como investimento, pois se o inquilino realizar a manutenção periodicamente evitará muitos problemas e dores de cabeça no futuro, que trariam preocupação incômodo.

Portanto, a importância da manutenção de calhas e telhados é muito grande e necessária para evitar desde pequenas goteiras até problemas na estrutura do imóvel, o que colocaria em risco a vida dos moradores e geraria um gasto que poderia ser evitado com a manutenção preventiva. Os moradores de casas alugadas devem fazer a sua parte, contratando boas empresas e profissionais para garantir um imóvel bem conservado e seguro. O serviço de manutenção preventiva de calhas e telhados é oferecido pela Imobiliária Arbix, que está sempre disponível para auxiliar em qualquer situação.


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo