Ideias para criar uma decoração brasileira e tropical

O Brasil é este país rico em fauna e flora, quente na maioria das regiões e que encanta turistas não apenas pelas belezas naturais, mas pela receptividade de seu povo. Portanto, se queremos criar uma decoração bem brasileira, fica mais fácil considerarmos essas características do nosso país e da nossa população.

Visualmente, há uma grande influência europeia em nossa arquitetura e decoração, mas também muita presença da cultura indígena e africana. O fato de ser um país tropical pede por itens que criem um ambiente próximo e afetivo, com plantas, cores e materiais rústicos. Confira algumas ideias para criar uma decoração brasileira e tropical.

Materiais

Qualquer blog de arquitetura ou decoração vai afirmar que os materiais rústicos criam um ambiente mais acolhedor, por isso, abuse deles na sua casa com identidade brasileira. Palha, corda, juta, madeira e barro são algumas opções que compõem muito bem a decoração e combinam entre si, além dos mais variados tecidos e estampas de plantas ou frutas.

Plantas

Existe uma infinidade de opções de plantas para ambientes externos e internos: folhagens grandes, pequenas, altas, baixas, de verde mais claro ou escuro, ou ainda as flores perfumadas e os temperos. Afinal, impossível falar do Brasil sem lembrar da natureza, não é mesmo?

Artesanato

Se tem algo que o povo brasileiro é, é criativo! Somos um país recheado de artistas, e muitos, inclusive, com pouca visibilidade. Aproveite os pendentes de plantas feitos em crochê ou tricô, as esculturas feitas em barro e as incríveis xilogravuras que podem decorar a parede. Você gosta de um estilo um pouco mais refinado? Tudo bem, existe arte brasileira para todos os gostos, feita também de vidro, metal e tantos outros materiais. Além de ter algo único e feito à mão em casa, você apoia os artistas de Norte a Sul que são tão importantes para a nossa brasilidade.

Inspiração em casas antigas

Seja a partir de fotos ou memórias pessoais, as casas antigas brasileiras são ótimas inspirações para esse tipo de decoração. O chão de taco (ou que imite taco), os ladrilhos hidráulicos das cozinhas, os tijolos à mostra na parede, os banheiros em cores diferentes (como o clássico azul claro): tudo é inspiração. Dê o seu toque moderno a partir disso!

As primeiras ideias que temos ao pensar sobre decoração brasileira recorrem à simplicidade e ao rústico, mas é possível trazer a brasilidade para um ambiente elegante e sofisticado. A mistura de elementos cria lares diferentes e cheios de personalidade, o que também é muito brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo