4 dicas para um home office funcional

Seja por necessidade, como autônomo, ou por recomendação da empresa, trabalhar de casa, mais conhecido como home office, tem agradado muitos profissionais que possuem em casa toda a estrutura necessária para trabalhar e mostra-se como uma boa saída para momentos de crise. Acontece que trabalhar no seu espaço, muitas vezes perto da família e dos pets, causa muitas distrações ou dificuldade de manter a disciplina, por isso trouxemos aqui 4 dicas para um home office funcional.

1) Crie uma nova rotina
A rotina de trabalhar em casa é totalmente diferente de trabalhar em uma empresa externa, portanto, exige que se crie uma nova rotina, incluindo horários, prática de exercícios físicos, alimentação, etc. Vá percebendo o que te ajuda a seguir com as tarefas do dia: tomar um banho logo pela manhã? Arrumar rapidamente a casa? Colocar uma roupa diferente do pijama? Observe e entenda seu próprio ritmo e preferências. É interessante também pensar em planejar as refeições para ter uma preocupação a menos.

2) Separe um espaço específico para trabalhar
Muitas pessoas moram em apartamentos ou casas pequenas e não possuem um escritório, um cômodo todo pensado no trabalho, não há problema nisso. Escolher um espaço específico da casa para as atividades profissionais já é o suficiente para separar onde você dorme, onde você se diverte e onde você trabalha. Parece uma dica muito simples, não é mesmo? Mas, de verdade, faz toda diferença. Pode ser um cantinho da sala de jantar, a mesa da cozinha, só evite trabalhar na cama ou no sofá, que além de prejudicarem a postura e o corpo, são excessivamente confortáveis e podem te distrair ainda mais.

3) Liste prioridades e ordem das tarefas
Ler e-mails, depois colocar a roupa pra lavar. Ligar pro cliente e em seguida fazer o almoço. Mesclar tarefas domésticas com tarefas profissionais o tempo todo não é saudável, pois prejudica sua concentração e, com isso, você pode levar mais tempo para entregar um trabalho do que levaria normalmente, comprometendo seu próprio tempo. Liste as tarefas que precisa fazer, qual a prioridade e ordem delas. Ah, lembre-se de fazer sim pequenas pausas para se alongar!

4) Acorde um pouco antes do início do expediente
Se você não é autônomo e trabalha com horário fixo, pode ter caído várias vezes na própria armadilha de acordar às 7h50 para começar o trabalho às 8h, tomando café da manhã junto com seu notebook. É claro que você não precisa acordar tão cedo se não precisa esperar o transporte público ou passar pelo trânsito, mas acordar 1h antes vai fazer diferença no seu dia. Você terá um tempo para você mesmo antes de começar a trabalhar e estará alerta logo no início do trabalho. Não é questão apenas de produtividade para a empresa, mas estar inteiramente no trabalho dentro do horário de expediente evitará que você faça horas extras para finalizar algo que não conseguiu.

Essas são apenas algumas dicas para ter um home office funcional, adapte ao seu dia a dia as que fizerem sentido para sua realidade. Mais importante do que seguir listas de dicas é se organizar, observar o que faz no dia, o que te distrai e o que sente com cada tarefa. Sabendo um pouco mais sobre você e sobre como gosta de trabalhar, é possível fazer ajustes até mesmo em trabalhos com horários fixos. Bom home office!


Curadoria de conteúdo GRAZ Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo